Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2010 - 10:23

Abdib eleva para 6% projeção de crescimento da economia em 2010

Brasília - A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) aumentou de 5% para 6% a perspectiva de expansão da economia em 2010. De acordo com a entidade, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado no daí 11 de março (quinta-feira), pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), ficou dentro da expectativas, e a trajetória de crescimento econômico registrada no último trimestre de 2009, de 2% em relação ao trimestre anterior, será mantida nos próximos meses.

Essa expansão representa, segundo a Abdib, um crescimento anualizado sazonalmente ajustado de 8,2%.

Para o presidente da Abdib, Paulo Godoy, a pressão sobre a capacidade da infraestrutura brasileira será ainda maior, o que amplia também a necessidade de expandi-la. “Não tenho dúvida de que precisaremos expandir o volume de investimento no setor além de 10% ao ano para evitar que os gargalos imponham restrições à expansão da economia.”

“Esse crescimento econômico que projetamos exigirá esforço redobrado para limpar a pauta da infraestrutura e acelerar os investimentos”, acrescentou. Godoy acredita que, em condições e custos competitivos, a disponibilidade de crédito “continuará a ser um fator de atenção para a recuperação do investimento, sobretudo para setores como transporte e logística”.

Na avaliação da Abdib, as medidas adotadas pelo governo em 2009 – visando a adaptar as políticas fiscal e monetária às novas condições impostas pela crise financeira internacional – foram fundamentais para evitar estrago maior no desempenho da economia.

Para a associação, as reduções das taxas de juros tornaram mais favoráveis as condições de crédito, e isso permitiu uma melhora considerável do desempenho de setores com dinâmica mais associada ao ciclo de crédito. Do ponto de vista da política fiscal, as isenções pontuais de determinados tributos também contribuíram para o bom resultado, avaliou a entidade. | Pedro Peduzzi/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira