Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2010 - 10:29

Grupo Pão de Açúcar certifica fornecedores e lança o compromisso para uma cadeia sustentável de valor

Em evento realizado na Fecomércio, o Grupo Pão de Açúcar entregou a certificação Top Log a 19 fornecedores que apresentaram as melhores políticas e práticas logísticas e de abastecimento verificadas ao longo de 2009. Durante o encontro, a empresa também lançou o convite aos seus parceiros comerciais e logísticos para que participem da co-construção da cadeia sustentável de valor no varejo.

Participaram da cerimônia de premiação 150 representantes da industria, incluindo as categorias Mercearia, Perecíveis, Frutas, Legumes e Verduras, Eletro, Drogaria, Bazar e Têxtil. O programa Top Log foi criado pelo Grupo Pão de Açúcar em 2004 como forma de reconhecer e estimular os fornecedores na obtenção de melhores resultados nas operações realizadas pela Cadeia de Abastecimento. "Para 2010 o Grupo Pão de Açúcar espera certificar cerca de 30 empresas", conta Hugo Bethlem, Vice Presidente Executivo do Grupo Pão de Açúcar.

O Top Log foi criado para melhorar a sinergia entre fornecedor e os distribuidores e, com isso, aumentar cada vez mais a satisfação do cliente. Para ganhar a certificação, as empresas são avaliadas na pontualidade, prazo e qualidade nas entregas, transmissão eletrônica de notas fiscais e colaboração entre logística GPA e fornecedores. Essa parceria com os fornecedores inclui o monitoramento do nível de serviço, para evitar que os produtos faltem nas gôndolas; adequação e integração, com atenção às necessidades dos consumidores e a redução no custo total de distribuição por meio de projetos colaborativos. Prova disso foi a certificação da Unilever, que aumentou as vendas de seus produtos nas gôndolas dos supermercados do grupo em quase 20% ao atender as necessidades do programa.

Neste ano, como parte de evolução do programa e do papel da industria e do varejo na construção de uma cadeia de valor mais sustentável, foi incluído como avaliação do Top Log, alguns critérios relacionados a Sustentabilidade. Assim, para envolver os fornecedores e disseminar os conceitos que envolvem esse novo quesito, o tema foi abordado durante todo o evento, onde se destacou a importância das empresas em desenvolver ações que permitam menor utilização de combustíveis e de emissão de poluentes, no caso especifico da área logística; além de ressaltar a importância do seu envolvimento em ações voltadas à educação e disseminação do consumo consciente. Segundo Bethlem, "é responsabilidade da Cadeia Alimentar, que envolve varejo/industria evitar desperdícios e promover a gestão sustentável do negocio durante toda a cadeia".

Durante o evento, os participantes contaram com palestras e discussões com conceituados consultores como, Daniel Domeneghetti, sócio do Grupo ECC e CEO da DOM Strategy Partners e Carlos Bremer, Sócio Diretor da Axia Consulting. Além deles o Maestro João Carlos Martins, regente da Fundação Bachiana Filarmônica, que falou sobre sua história de superação em uma emocionante palestra. O evento também contou com a presença do Presidente do Grupo Pão de Açucar, Eneas Pestana, e dos Vices-Presidentes Executivos, Hugo Bethlem, José Roberto Tambasco e Ramatis Rodrigues.

"Nos últimos quatro anos, o Grupo Pão de Açúcar, por meio do TOP LOG, melhorou a eficácia da cadeia de abastecimento desde a indústria até as gôndolas de nossas lojas. Em parceria com nossos fornecedores e num esforço conjunto, buscamos permanentemente superar os obstáculos decorrentes do crescimento do país. Somente com o trabalho colaborativo - indústria e varejo - é possível a evolução dos processos de abastecimento, não só para garantirmos a melhor experiência de compras aos nossos consumidores, mas também para contribuirmos com nossa sociedade através de ações efetivas que sustentem o meio ambiente", avalia Bethlem.

Top Log- Criado em 2004, o Top Log busca, através de maior eficiência logística, criar diferenciais que gerem ganhos operacionais para a companhia com a integração e melhorias das operações da cadeia de suprimentos. O ano de 2009 foi marcado pelo início da sustentabilidade na Cadeia, aproximando os fornecedores na troca de informações sobre este tema.

O objetivo da certificação é garantir melhoria contínua no nível de serviço logístico que se reflete no abastecimento das lojas e sortimento adequado para os clientes, na quantidade e variedade desejados, sempre respeitando o posicionamento de cada rede em todo o Brasil.

Alguns ganhos promovidos pelo programa: Operação de Back Haul* => Em 2009 houve um crescimento de 9% no número de coletas efetuadas em parceria de 41 fornecedores. Para 2010, a expectativa é que esta operação realize mais de 10.000 coletas, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. * utilização dos veículos vazios que retornam das entregas em lojas para coleta de produtos nos fornecedores, reduzindo o número de viagens na Cadeia.

Transmissão de Nota Fiscal => Crescimento de 11% no índice de Notas Fiscais recebidas eletronicamente, atingindo o patamar de 74% de transmissão. Com isto, há maior agilidade no recebimento das mercadorias, trazendo ganhos para os Fornecedores e GPA.

Cross Docking => Incremento de 175% em produtos de Mercearia em SP, representando 42% da linha nesta UF.

Grupo Pão de Açúcar - Pioneiro no setor varejista de alimentos no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar, que completou 60 anos em 2008, é hoje a maior empresa de varejo do País com mais de 1.200 lojas, entre super e hipermercados, postos de combustíveis e drogarias e lojas de bens duráveis. Com a recente associação com Casas Bahia, a empresa irá somar mais 513 pontos de venda.

Os principais objetivos da Companhia para o ano de 2010 são: expansão, especialmente da rede Assai (atacarejo) e Extra Fácil (lojas de proximidade); crescimento de vendas mesmas lojas acima da inflação; manutenção do programa já implementado de controle de despesas; maiores ganhos de eficiência; melhoria do retorno sobre capital investido; e consolidação da cultura corporativa meritocrática.

O Grupo mantém operações em 18 estados de todas as regiões do Brasil e Distrito Federal, totalizando mais de 1,5 milhão de m² de área de vendas e 80 mil colaboradores. Ao se unir a Casas Bahia, a empresa passará a ser o maior empregador privado do País, com mais de 140 mil funcionários.

Para garantir a atuação no mercado e atender às diferentes necessidades e expectativas dos consumidores, a empresa mantém uma estrutura multiformato com os modelos: supermercados (Pão de Açúcar, Extra, CompreBem e Sendas), hipermercados (Extra), lojas de bens duráveis (Ponto Frio, Extra-Eletro), lojas de conveniência (Extra Fácil) e atacarejo (Assai Atacadista). A companhia também atua no comércio eletrônico nas áreas de alimentos, através do site [www.paodeacucar.com.br], e não alimentos, com os sites [www.extra.com.br e www.pontofrio.com.br]. Uma vez implementada a associação recém anunciada com Casas Bahia, também passará a atuar através do site [www.casasbahia.com.br] | MaxP

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira