Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2007 - 09:22

Cartão magnético exige cuidados na hora da utilização

São Paulo- Moderno, prático e seguro. O cartão magnético é hoje um dos meios mais utilizados pelos brasileiros. Um sistema simples que facilita as relações do consumidor com a sua instituição financeira. Embora seja um sistema fácil de se lidar, é preciso cautela na utilização.

O consultor financeiro e presidente da Boriola Consultoria, Cláudio Boriola, dá algumas dicas a fim de garantir tranqüilidade ao utilizar esse sistema: “Jamais forneça sua senha a outras pessoas e não aceite ou solicite ajuda de terceiros, exceto funcionário do banco, para operar os terminais eletrônicos. Ao finalizar qualquer operação pressione a tecla “Anula” antes de deixar o local”, alerta.

De acordo com o especialista, o correntista é responsável por todo e qualquer uso que seja feito do cartão magnético até o momento em que a sua perda ou furto seja comunicado ao banco. Pela legislação vigente, um novo cartão só pode ser cobrado em caso de dano ou extravio (furto, perda ou roubo).

Cobrança de novas tarifas e aumento das já existentes entram em vigor 30 dias após serem comunicadas ao público. “Quem já é cliente de um banco deve estar atento para evitar surpresas ao conferir o extrato bancário que, aliás, poderá não ser mais gratuito a cada sete dias úteis”, comenta Boriola.

Conforme o Consultor Financeiro, além do extrato para simples conferência, os bancos poderão deixar de oferecer gratuitamente os seguintes serviços: . Compensação de cheques | . Manutenção de contas correntes, contas-salário, de aposentados e pensionistas | . Saques e depósitos | . Lançamentos em conta corrente | . Consulta eletrônica | . Transferência de recursos, inclusive as públicas | . Cheque avulso de correntista sem direito a talão de cheques | . Ordens de pagamento ou crédito entre agencias de um mesmo banco.

O cliente deverá optar por receber gratuitamente um talão de cheques de dez folhas (Resolução Bacen 2747/00) por mês ou um cartão magnético, cujo prazo de validade é fixado pelo banco. “Ao optar pelo cartão magnético gratuito, o correntista deverá pagar pelo talão de cheques. As tarifas devem estar bem visíveis com relação aos serviços, valores e a periodicidade que serão cobrados. Adquira o hábito de conferi-las no seu extrato, onde deverão estar identificadas de forma clara e precisa”, explica Boriola. | Por: Fabrício Andrade/Consultoria Boriola

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira