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12/03/2010 - 10:55

Economia de energia e redução de custos na pintura de veículos


A pintura é o processo que mais consome energia na produção de automóveis. Durante o período de um ano uma planta de pintura de grande porte consome tanta energia quanto uma cidade com 50.000 habitantes juntamente com suas áreas comercias. Por isso a Dürr vem trabalhando há anos em concepções de plantas industriais energeticamente eficientes, onde possam ser medidas reduções reais de custos por unidade produzida. Sob o nome de "Green Paint Shop" os especialistas da Dürr System desenvolveram um modelo de planta de pintura energeticamente otimizada, que oferece duas vantagens distintas aos clientes: visível redução de energia e melhor compatibilidade ambiental.

Com este "Green Paint Shop" a Dürr reduz na pintura de automóveis o consumo de energia em até 60% e o consumo de água em até 44%. Também a emissão de CO2 de tal fábrica é 33% menor que a das fábricas de pintura convencionais. Neste modelo de fábrica é aplicado um pacote de mais de 20 medidas diferentes, que contribuem decisivamente para a melhoria do balanço de energia e do equilíbrio ecológico.

Novos métodos no pré-tratamento: imersão rotativa ou livre de metal pesado. O otencial de economia de energia começa no pré-tratamento. Aqui e na pintura KTL (pintura catódica por imersão) é empregado o processo de rotação e mergulho “RoDip”. Através da rotação de todo o corpo da carroceria no tanque, o processo de imersão, inundação e escoamento é otimizado. “RoDip” representa uma significante economia de custos por unidade, graças a baixa despesa com investimento para a construção do prédio, material, pessoal, manutenção e energia.

Um exemplo de cálculo para um modelo de uma fábrica européia com uma capacidade de produção de 300.000 carrocerias por ano resulta em uma economia de custo por unidade de quase 16% por carroceria. Para isso contribui primeiramente a economia de espaço físico: através do movimento de rotação de 360° não é necessário a construção das rampas de entrada e saída, com isso o tanque torna-se significativamente mais curto. Outros fatores são a redução de custos de material por causa do tamanho menor do tanque de imersão, assim como a economia de energia em mais de 35% através da melhor circulação e eficiência térmica, baseada no menor volume de banho e produção de efluentes. Que com essa tecnologia também a contaminação, o escorrimento e o gotejamento de tinta são minimizados; não só melhora a qualidade, quanto reduz o trabalho de retoques e o polimento; consequentemente reduzindo também custos de pessoal.

Um método alternativo de pré-tratamento é o processo químico de „auto-deposição “AquenceTM,,, desenvolvido juntamente com a Henkel. Com poucas etapas de processo esta tecnologia inovadora possibilita uma proteção de alta qualidade contra corrosão, sem o emprego de metais pesados. Também forma-se um revestimento uniforme em uma solução orgânica-aquosa, onde quer que metais ferrosos entrem em contato com essas solução química. Extremamente importante do ponto de vista de custos é que todo o processo é impulsionado quimicamente, sem a necessidade de eletricidade. Unindo-se às poucas etapas e à simples condução de processo, os custos de pintura caem significativamente.

A deposição de Overspray se torna um processo seco - Um passo mais adiante para o “processo de pintura ecológico” é o EcoDryScrubber. Esta nova tecnologia para a deposição de Overspray em tintas líquidas economiza 30% de energia na pintura de automóvel, considerando-se toda planta de pintura. Analisando apenas a área da cabine o percentual de energia economizada chega até a 60%.

O decisivo para isso é a recirculação de ar da cabine e a deposição seca das partículas de tinta excedentes durante o processo de aplicação. Através da recirculação de ar cai visivelmente a necessidade de consumo de energia para o tratamento de ar em comparação com as cabines de pinturas convencionais. Além disso, o abandono da deposição úmida convencional faz com que não seja mais necessário o uso de água para a deposição de tinta. Além da alta taxa de economia de energia o EcoDryScrubber destaca-se também pelos cuidados com os recursos de energia com sua reduzida emissão de CO2 e de partículas de tinta.

Um outro ponto ainda a ser mencionado em relação meio ambiente: O pó de calcário utilizado como aglutinante na deposição seca pode não-tratado, ser reutilizado no estado saturado em outros processos da produção, como na indústria de cimento ou dessulfurização de gases de combustão – ao contrário do lodo de tinta da deposição úmida que tem que ser eliminado como resíduo perigoso.

Em cifras isto significa que em uma planta padrão com recuperação de calor serão economizados 7,20 Euros por cada veículo pintado. Dependendo da localização e da complexidade da planta esta economia por unidade pode chegar à quantia de até 14 Euros. Mais que apenas um efeito colateral interessante, é que com isso a qualidade da pintura também aumenta, uma vez que a recirculação de ar representa a chave para um processo estável adequado em todo o mundo, por sua quase independência de temperatura exterior e umidade relativa do ar.

A aplicação da tinta fica mais eficiente- Também na técnica de aplicação existem inúmeras possibilidades de redução de custos por veículo. Os maiores fatores de custos, juntamente com custos com pessoal, são os custos com material (tinta, material para calafetação). Estes podem ser essencialmente reduzidos através de um aumento da efetividade. Desta forma o sistema inovador de troca de tinta EcoPurge LCC leva a uma menor perda de tinta e a um menor tempo de processamento durante a troca de cor. Com EcoLCC cada tinta é ativada, assim que é acoplada à respectiva válvula. Com isso não há mais tubo condutor de tinta comum para diversas cores. Este trocador de cor pode ser variavelmente projetado para até 36 cores. O tempo de troca de cor é reduzido para menos de 10 segundos dependendo da versão ou processamento, enquanto que a perda de tinta em cada processamento de troca pode diminuir para menos que 10ml.

Com o atomizador EcoBell2 ICC de alta rotação, que possui um trocador de cores integrado para as cores” high runner” (cores de alto consumo), reduz-se para 4ml a perda de tinta na troca para 6 cores, ao invés dos normais 40 – 50ml por troca de cor e por atomizador. Através do curto tempo de troca de cores, de cerca de 6 segundos, a produtividade pode ser aumentada em até 5% com isso podem ser produzidas mais carrocerias.

Comparando com o atomizador pneumático, a introdução do atomizador rotativo para a pintura interna traz visivelmente uma maior eficiência de aplicação. O desenvolvimento de um novo prato de sino, juntamente com um novo anel direcionador de ar permite uma nova forma de operação do atomizador EcoBell2 HD e fornece um jato de spray perfeitamente direcionável. Com isso melhora o grau de eficiência na pintura interna, em média, cerca de 25% e em alguns casos também, em até 50%.

Também os custos de energia podem ser significativamente reduzidos através da técnica de aplicação. Robôs colocados em trilhos suspensos alcançam melhor na pintura externa as superfícies a serem cobertas e permitem a construção de cabines de pinturas mais estreitas com custos operacionais respectivamente baixos.

Robôs na pista de ultrapassagem - Na cabine de pintura podem ser montados trilhos um em cima do outro. Os robôs de manuseio para a abertura do capô situados no trilho de cima podem assim ultrapassar os robôs pintores que se encontram no trilho inferior. Deste modo são possíveis cabines com comprimentos menores, de 1 a 2 metros, diminuindo assim os gastos de investimento e custos operacionais.

A extensa automatização nos processos de selagem como vedação, proteção das partes inferiores e conservação de cavidades leva à economia de pessoal e custos de material. A redução dos custos com material é conseqüência do controle preciso do processo, reproduzível e automatizado; especialmente através da dosagem exata e sincronização de movimentos.

Tudo sob controle em um piscar de olhos - Do ponto de vista de economia de energia e redução de custos a Dürr estendeu em mais um componente sua estabelecida tecnologia de supervisão EcoEMOS, que se encontra empregada no mundo inteiro – o Módulo de Software EcoEMOS Energy. Esta ferramenta permite a avaliação específica da coleta de dados de valores de consumo. Assim pontos de consumo desnecessários podem ser identificados e eliminados através da comparação com curvas de referência personalizadas.

Além disso é possível através da combinação com o modelo de trabalho em EcoEMOS, uma redução objetiva e automatizada de consumo em tempo de não-produção. Com este novo módulo a Dürr, com sua experiência de anos, oferece possibilidades totalmente práticas de redução de custos em um setor, onde o consumo de energia é intenso.

Checagem de especialistas para a planta de pintura - Grandes potenciais para otimização são encontrados naturalmente quando se olha com uma lupa plantas já existentes. Por isso, a Dürr já realizou com grande sucesso auditorias em plantas de pinturas em clientes na Europa, Ásia e nos Estados Unidos. Líder mundial como fornecedor de instalações de pintura a Dürr possui todo o conhecimento de processo na área de pintura industrial. As auditorias já ocorridas mostraram que checagem de instalações revela grandes potenciais de otimização e economia e, com isso, leva a redução de custos.

As investigações podem ser conduzidas em diversos aspectos. De acordo com o desejo do cliente o foco será direcionado em eficiência de energia ou eficiência de material, em adaptações de capacidade ou na conversão ideal de determinações legais. Naturalmente que em tal investigação o tema ”Benchmarking” também não fica para trás

Nova forma de cooperação -Um forma especial de trabalho em cooperação é a estrutura de acordo ABF assinada com a FORD: Com isso a Dürr é reconhecida mundialmente na posição de um parceiro estratégico da FORD de um acordo ABF - Aligned Business Framework (Estrutura Alinhada de Negócios). Isto significa que a Dürr no que tange à concessão de contrato na técnica de pintura é o principal parceiro para a Ford e ambas as empresas desenvolvem soluções técnicas em conjunto. Assim a Ford constrói seus carros em menos plataformas no mundo inteiro, com maior qualidade, menos custos e uma proporção maior de peças e sistemas padrões.

A Dürr é um grupo de engenharia de máquinas e instalações industriais, que ocupa posição de liderança mundial em seu campo de atividade. Cerca de 85% de suas transações comerciais são realizadas em negócios com a indústria automotiva. Além disso, a Dürr abastece a indústria aeronáutica, a indústria mecânica e a indústria química e farmacêutica com tecnologia inovadora nas áreas de produção e meio ambiente. O Grupo Dürr atua no mercado em duas áreas empresariais: Sistemas de Pintura e Montagem Final e; Máquinas e Sistemas de Medição e Processos. A Divisão de Sistemas de Pintura e Montagem Final oferece tecnologia de produção e pintura; principalmente para carrocerias de automóveis. A Divisão de Máquinas e Sistemas de Medição e Processos fornece equipamentos e sistemas que são aplicados, entre outros, na fabricação de motores e de caixas de transmissão e na montagem final de veículos. A Dürr está presente em 47 localidades, situadas em 21 países. No ano de 2008 a empresa, com cerca de 6.100 funcionários, alcançou um volume de vendas de 1,6 bilhão de Euros. [www.durr.com] | Inêz Hiltrop/Tema

. [Foto: Aumenta a qualidade e reduz os custos: RoDip - Processo de rotação e mergulho].

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