Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2010 - 10:55

Copa do Mundo: as responsabilidades de cada um

Pela primeira vez em seis décadas, o Brasil vai sediar uma Copa do Mundo de Futebol. Será nossa oportunidade histórica de vingar a tragédia vivida pelos nossos pais e avós naquela funesta tarde de 16 de julho de 1950: faltando apenas onze minutos para nos tornarmos os melhores do mundo no que então era conhecido como “esporte bretão”, o ponta-direita Alcides Ghiggia marcou o segundo gol do Uruguai, mergulhando um Maracanã lotado com 200 mil torcedores no mais ensurdecedor silêncio da história do futebol nacional. Foi preciso esperar mais oito anos para que a seleção canarinho lavasse a alma dos brasileiros com a conquista da Taça Jules Rimet na Suécia. “A taça do mundo é nossa; com brasileiro não há quem possa”, foi o refrão repetido nas Copas de 1962, 1970, 1994 e 2002. E ficamos tão soberbos com a conquista do Penta que a vingança dos deuses nos puniu com uma derrota humilhante para a França em 2006.

Grandes emoções, portanto, nos aguardam em 2014. Haja coração, como diz o apresentador Galvão Bueno. Mas nós também precisamos estar atentos ao lado prático dessa formidável comoção popular. A Copa de 2014 vai transformar o País num imenso canteiro de obras, com a construção de mega-estádios e grandes obras de infra-estrutura – ampliação de aeroportos, de estradas e da rede hoteleira, entre outras coisas – que deverão alimentar ainda mais o crescimento econômico verificado nos últimos anos. O tempo é relativamente pequeno e temos a responsabilidade de nos planejar para não reproduzir aqui as falhas que estão ocorrendo na África do Sul, sede da Copa de 2010, onde várias obras estão atrasadas a apenas cem dias do início dos jogos. A Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, portanto, serão oportunidades essenciais para reafirmarmos o que todo o mundo vem comprovando em anos recentes: que o Brasil não é apenas o país do Futebol e do Carnaval, mas uma potência emergente.

Por outro lado, sabemos que, com toda essa mobilização nacional para o evento, apenas um número relativamente pequeno de pessoas conseguirá assistir aos jogos e os treinos ao vivo. Além das capitais escolhidas para sediar a Copa, um determinado número de cidades poderá receber os treinos de algumas das seleções que estarão no Brasil. No Estado de São Paulo, por exemplo, serão escolhidas aquelas que tiverem estádios e estrutura hoteleira compatíveis com as exigências da Fifa. Para tanto, vários municípios, como São Pedro, receberam questionários para que descrevam as condições que oferecem para abrigar treinos e pré-temporadas das seleções. Segundo a Federação Paulista de Futebol, 32 seleções serão trazidas para treinar nas cidades do Estado. Até agora, mais de 80 municípios paulistas já se credenciaram na Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo e estão disputando as vagas.

Estamos fazendo todos os esforços possíveis para sermos um dos eleitos para receber as seleções; mas mesmo que isso não ocorra, nossa responsabilidade como brasileiros não diminui em nada. Nosso município oferece inúmeras atrações para os turistas, principalmente estrangeiros, sempre encantados com nossas belezas naturais. São Pedro tem amplas opções de ecoturismo, como trilhas, cachoeiras e vistas esplêndidas; além de esportes radicais e uma excelente gastronomia típica. Ao oferecer as melhores condições para que esses turistas desfrutem tais oportunidades, estaremos abrindo uma janela para que eles comecem a conhecer o Brasil.

. Por: Mariana Zinni, Secretária de Turismo de São Pedro (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira