Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2010 - 09:13

Trabalhadores comemoram dois anos de “Prato Cheio”


Compromisso da CENIBRA com a alimentação dos mais de 6.000 trabalhadores prestadores de serviço no campo é um exemplo inovador para todo o setor florestal do país.

Tudo começou com um ousado projeto de melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores florestais realizado pela CENIBRA. Por meio de um levantamento foi traçado um perfil das condições de saúde, socioambientais e nutricionais destes trabalhadores. Por intermédio de uma parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, através do curso de Nutrição e Farmácia, foram realizadas avaliações nutricionais e coletadas amostras de sangue, fezes e urina de um número considerável de trabalhadores para a realização de exames laboratoriais.

Os resultados apontaram a necessidade de um amplo projeto de educação nutricional e melhoria da condição higiênico-sanitária da alimentação destes trabalhadores. Dessa forma, foi estruturado o Programa Segurança Alimentar no Campo; constituído por três etapas: Diagnóstico, Educação Alimentar e Fornecimento de Alimentação Quente no Campo.

A segunda etapa do Programa - Educação Alimentar - foi desenvolvida em parceria com a Unileste-MG, através do curso de Nutrição. Foram ministradas palestras sobre doenças, nutrição básica e manipulação de alimentos, melhoria das condições ambientais domiciliares e saneamento básico, e distribuídas cartilhas para quase 5 mil participantes, nas cidades da área de atuação da CENIBRA.

Em 2008, a CENIBRA implantou o projeto Alimentação Quente no Campo com o objetivo de fornecer uma alimentação com qualidade higiênico-sanitária e atendendo às necessidades nutricionais do trabalhador florestal em substituição às marmitas preparadas por eles próprios, de madrugada e que chegavam frias e em condições inadequadas de serem consumidas no horário de almoço.

A logística de distribuição dos alimentos foi estruturada para atender adequadamente as mais de 500 frentes de trabalho da área florestal. Um estudo prévio apontou a viabilidade da construção de novas cozinhas em locais de maior concentração e a criação de pontos estratégicos de entrega das refeições no trajeto dos ônibus, antes do início dos trabalhos pela manhã.

O programa é motivo de orgulho para a CENIBRA e Empresas Prestadoras de Serviços, pois há dois anos garante aos mais de 6.000 trabalhadores rurais na hora do almoço ter uma refeição, padronizada e nutritiva, contendo aproximadamente 1.700 kcal, incluindo sobremesa, suco e atendendo às recomendações do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Além da integração e da transformação da hora do almoço em horário mais prazeroso, outros ganhos também podem ser observados, como menor absenteísmo, melhora na produtividade, na autoestima e na saúde do trabalhador.

Temperatura - Atualmente, para manter a temperatura quente dos alimentos, desde o preparo até o horário de consumo, é utilizado um recipiente isotérmico, chamado de marmibox. Tendo suas ações firmadas nos princípios da melhoria contínua, a CENIBRA desenvolveu internamente um sistema com resistência para aquecimento e conservação da temperatura das marmitas no campo. O equipamento, com previsão de implantação no decorrer deste ano, manterá no campo as marmitas a 65ºc, até a hora de consumo no campo.

A responsabilidade ambiental também faz parte do Programa. O suco é servido em um copo de polietileno individual, distribuído a cada seis meses a todos os trabalhadores, o que evita o desperdício e impacto ambiental que poderia ocorrer caso fossem utilizados cerca de 6.000 copos descartáveis diariamente. Para as embalagens de marmitex, a recomendação da CENIBRA aos terceiros é a de recolher e destinar o alumínio aos locais adequados.

Cardápio - O cardápio é elaborado com rica variedade de alimentos, levando-se em consideração as características organolépticas (podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como a cor, o sabor, o odor e a textura) dos alimentos e preparações indicadas para refeições transportadas, incidências e variedades de alimentos, além de se basear em hábitos alimentares regionais. O menu possui uma amplitude de combinações e variedades de modo a somente se repetir a cada 90 dias. Sua composição é balanceada em relação aos nutrientes, buscando garantir calorias necessárias para que o trabalhador florestal execute suas atividades laborais adequadamente.

Atualmente, a empresa fornecedora de alimentação atua na CENIBRA com cerca de 100 trabalhadores, preparando diariamente cerca de 6 mil marmitex. Desde a implantação do Projeto Alimentação Quente no Campo, em 2008, até o mês de janeiro de 2010, foram servidos mais de 2,5 milhões de marmitex, com um desembolso acima dos R$ 11,5 milhões.

Preocupada com a qualidade das refeições, a CENIBRA buscou no mercado uma empresa com capacidade de atender à grande dimensão do Projeto. Neste sentido, contratou a GRSA - Grupo de Soluções em Alimentação, líder de mercado há mais de 20 anos, fornece mais de 1 milhão de refeições por dia, possui mais de 26 mil colaboradores, posicionando a empresa em 17º lugar entre as maiores empregadoras do país. A GRSA faz parte do grupo líder mundial em serviços de alimentação e serviços de suporte, com atuação em 55 países.

Qualidade - A condição higiênico-sanitária da refeição é avaliada periodicamente. A GRSA envia amostras das preparações e marmitex servidos para análise microbiológica em laboratório especializado, em Belo Horizonte. As análises realizadas encontram-se dentro dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A CENIBRA solicitou ainda o apoio da área técnica da ANVISA, de modo a agregar novas informações ao processo, buscando a melhoria do Projeto de Alimentação Quente no Campo, o qual possui significativo papel social e de qualidade de vida, contemplando os trabalhadores, suas famílias e a comunidade em que estes estão inseridos.

Para o Operador de Motosserra da empresa prestadora de serviços LEM Comércio e Serviços Ltda., Guimar Farias de Oliveira, “só de pensar em levar marmita desanima; receber ela no campo é bem melhor, é um incentivo ao trabalho”. De acordo com Guimar, a certeza de receber uma alimentação completa, aquecida e no horário correto possibilita ao trabalhador tranquilidade no desenvolvimento das atividades. Além disso, ele ressalta outras vantagens que confirmam o sucesso do projeto. “A hora do almoço passou a ser um momento mais alegre, comemos todos no mesmo lugar, conversamos e descansamos. Com a variedade do que é servido, comemos algumas coisas que dificilmente teríamos em casa”, afirma.

As vantagens também podem ser constatadas em casa. Segundo a esposa de Guimar, Maria do Socorro Moura de Oliveira, receber a alimentação quente no campo “dá menos trabalho para as esposas. Eu não preciso mais acordar cedo para fazer comida para ele. Isso ajuda também a economizar, pois assim a cesta básica que recebemos da empresa dura mais. E eu fico tranquila porque sei que lá ele vai receber um almoço completo, com carne todo dia”.

Com o Programa Segurança Alimentar no Campo, a CENIBRA demonstra que quando uma empresa prioriza ações sustentáveis, multiplica valores para toda a sociedade. [www.cenibra.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira