Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2010 - 09:19

Monsanto lança 2ª edição do Prêmio Agroambiental

Premiação busca propostas agrícolas inovadoras, sustentáveis, inéditas no Brasil e desenvolvidas por pesquisadores e estudantes universitários.

Para que seja possível sustentar uma população mundial de mais de 9 bilhões de habitantes em 2050, será necessário dobrar a produção de alimentos, usando a mesma área plantada e menos recursos. Empenhada em valorizar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento mais sustentável da agricultura, a Monsanto anuncia a segunda edição do Prêmio Agroambiental.

“Uma das soluções para alimentar essa população em crescimento e, mais urgentemente, reduzir os índices de pobreza em todo o mundo é a aplicação da tecnologia na agricultura. Daí a criação de um prêmio como esse, que reconhece talentos e boas ideias que podem ser aplicadas no campo com o objetivo de produzir mais, conservar mais e melhorar a vida de todos nós”, afirma André Dias, presidente da Monsanto do Brasil.

A partir desta edição, os vencedores do Prêmio Agroambiental Monsanto recebem o Troféu Professor Ernesto Paterniani (1928 – 2009), uma homenagem ao professor, engenheiro agrônomo e pesquisador que prestou relevante contribuição nos campos da ciência e tecnologia com pesquisas dirigidas à identificação e à avaliação de variedades de milho e métodos de melhoramento de populações, tendo desenvolvido inúmeras variedades melhoradas, legando ao Brasil um dos mais importantes bancos de germoplasma de milho do mundo.

A iniciativa vai reconhecer trabalhos nas áreas de agronomia e ecologia, biologia e gestão ambiental, direito e inovação de pesquisadores e de alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação (lato e stricto sensu).

Valorização do conhecimento - As propostas devem ser inéditas no Brasil e não podem ter sido aplicadas comercialmente. Podem ser dissertações, trabalhos de conclusão de curso, teses ou projetos de pesquisas, monografias, artigos e ensaios sobre os avanços da agricultura e da tecnologia, tendo como principal requisito o desafio de apresentar práticas inovadoras e levar as informações de maneira clara para a sociedade. As inscrições já podem ser feitas no site www.premiomonsanto.com.br e vão até 16 de agosto (veja detalhes abaixo).

“A Monsanto sempre teve papel importante desde o início das pesquisas para o desenvolvimento tecnológico da agricultura, contribuindo para o aumento da produtividade das lavouras ao mesmo tempo em que diminui o impacto no meio ambiente. Queremos que o prêmio se torne uma referência e contribua para o desenvolvimento sustentável do agronegócio”, afirma Rodrigo Almeida, diretor de Assuntos Corporativos da Monsanto.

Bons resultados -Mais de 330 projetos foram inscritos na primeira edição do prêmio, finalizada em 2009. Regiane Cristina Oliveira de Freitas foi a grande vencedora na categoria “pesquisador”, por seu projeto de doutorado em Entomologia na Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo), desenvolvido em parceria com a Embrapa Soja. O objetivo era buscar bases biológicas para utilização de Trichogramma pretiosum para controle de lagartas em soja.

Com o prêmio, Regiane fez uma especialização de uma semana na Universidade do Estado do Mississipi, nos Estados Unidos, esteve em um congresso na área e pôde participar das atividades de rotina do laboratório de entomologia da instituição. “Tive a oportunidade de ver o que há de mais avançado na minha área e conhecer grandes pesquisadores. Além disso, ao final do curso, fui homenageada por conta do prêmio”, relata Regiane.

A pesquisadora conta que o prêmio teve grande repercussão e que ofereceu uma projeção nacional de seu trabalho. Hoje, Regiane é pós-doutoranda em um convênio da Universidade de Rio Verde (GO) com a Embrapa Soja. “Estou avançando bastante na minha pesquisa, aplicando técnicas que aprendi nos Estados Unidos. Participar de Prêmio Agroambiental é uma oportunidade imperdível”, diz Regiane.

Parcerias estratégicas - Neste ano, o Prêmio Agroambiental Monsanto tem parceria da Sociedade Rural Brasileira (SBR) e da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Para Cesário Ramalho, presidente da SRB, é fundamental apoiar ações que gerem benefícios aos produtores. “A Sociedade Rural defende a renda do agricultor e a sustentabilidade. Com prêmios como esses, o Brasil ganha cultura e conhecimento”, afirma.

Durval Ribas Filho, presidente da ABRAN, afirma que a entidade apoia pesquisas que colaborem para a produção de alimentos e melhoria da qualidade de vida da população. “As áreas ainda disponíveis para agricultura são poucas. Só com o avanço tecnológico conseguiremos alimentar uma população que aumenta de forma acentuada”, observa Ribas Filho.

. [ Resumo do regulamento.: Calendário: Inscrições dos projetos: até 16 de agosto de 2010 | Entrega dos projetos: até 17 de setembro de 2010 | Divulgação dos finalistas: segunda quinzena de outubro de 2010 | Evento de premiação: novembro de 2010].

Área de aplicação e tema- Os projetos participantes deverão ser inéditos no Brasil e estar inseridos na área agroambiental, abrangendo um ou mais dos seguintes temas:

Agronomia e Ecologia: soluções inovadoras para as questões agrícolas no Brasil, com o objetivo de resultar em maior produtividade, menor uso de insumos, maiores ganhos para o agricultor e alimentos mais saudáveis, entre outras;

Biologia e Gestão Ambiental: contribuições para monitorar e aprimorar a integração do meio ambiente com os sistemas produtivos, com vistas a um melhor e mais correto desempenho ambiental que garanta as necessidades das gerações futuras;

Direito: desafios e soluções rumo a um sistema jurídico mais ágil, alinhado com o conhecimento científico e que garanta os direitos da sociedade;

Inovação: projeto inovador, nada ainda imaginado, que englobe ou não os temas anteriores e que pode ter impacto positivo para a sustentabilidade baseada na biotecnologia.

Quem pode participar - Pesquisador: aberta à participação de pesquisadores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil há mais de cinco anos, com o auxílio (opcional) de um professor orientador pertencente à mesma instituição de ensino, dentro dos seguintes perfis: estudantes nos níveis mestrado, doutorado ou pós-doutorado matriculados no ano de 2010 em instituições brasileiras; pesquisadores já formados nos níveis mestrado, doutorado ou pós-doutorado, com tese concluída a partir de 2007 em instituições brasileiras.

Estudante: aberta à participação de estudantes dos cursos brasileiros dos níveis técnico, superior em tecnologia, graduação ou pós-graduação (lato sensu), devidamente matriculados no ano letivo de 2010, com o auxílio (opcional) de um professor orientador pertencente à mesma instituição de ensino.

Premiação - Categoria Pesquisador: o primeiro lugar ganha uma viagem para participar de um evento internacional relacionado aos temas do concurso, à sua escolha, a ser realizado em 2011, no valor máximo de R$ 12 mil e um notebook de 15’’. Os segundo e terceiro colocados ganham um notebook de 15’’.

Categoria Estudante: o primeiro lugar ganha uma viagem para participar de um evento nacional relacionado aos temas do concurso, à sua escolha, a ser realizado em 2011, no valor máximo de R$ 6 mil e um notebook de 15’’. Os segundo e terceiro colocados ganham um notebook de 15’’.

Os orientadores dos projetos vencedores também serão premiados. [ www.premiomonsanto.com.br | www.twitter.com/premiomonsanto | www.youtube.com/monsantobrasil ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira