Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2010 - 09:56

Cirurgia de endometriose intestinal é realizada com tecnologia robótica


A endometriose, caracterizada pela presença de tecido endometrial, tecido que reveste o útero internamente, fora da cavidade uterina, é uma doença que afeta cerca de 15% da população feminina entre 15 e 45 anos no Brasil.

“Essa doença atinge mulheres que menstruam. Exige tratamento cuidadoso e atenção contínua, porque pode se expandir para órgãos vitais, como o intestino e bexiga, por exemplo, atrapalhando o funcionamento deles e ocasionando novos impactos prejudiciais ao organismo feminino. Apesar de não ter cura definitiva, a endometriose possui tratamento, que dependerá do grau da doença. Nos casos mais severos, quando a endometriose já atingiu vários órgãos, o mais indicado é o procedimento cirúrgico”, alerta Dra. Rosa Maria Neme (CRM SP-87844), graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com residência médica e doutorado em Medicina na área de Ginecologia pela Universidade de São Paulo e Diretora do Centro de Endometriose São Paulo.

Quando a endometriose se instala de forma profunda na região do intestino, o tratamento mais indicado é a Cirurgia de Retossigmoidectomia (retirada de um pedaço do intestino) por via laparoscópica. “Hoje a evolução deste tipo de cirurgia permite o uso da técnica robótica, que possibilita maior precisão para o médico”, relata Dr. Vladimir Schraibman (CRM-SP 97304), especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica (Sobracil) e médico colaborador do Setor de Fígado, Pâncreas e Vias Biliares do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo, que realizou junto com a Dra. Rosa Neme, a primeira cirurgia robótica de Retossigmoidectomia - uma cirurgia na qual se faz a retirada de uma porção do intestino (reto e sigmóide) que são os segmentos finais do intestino grosso - do Hospital Israelita Albert Einstein.

Os especialistas explicam melhor sobre este tipo de procedimento: 1- Para que serve e como é realizada a cirurgia retossigmoidectomia? . Dr. Vladimir: Serve para casos de tumores que acometem o reto ou presença de endometriose, quando instalada nesta região. Pode ser realizada pela técnica aberta, laparoscópica e, recentemente, por via robótica.

2- Em quais casos ela é indicada? .Dra. Rosa: Ela é indicada para casos de tumores que acometem a região do intestino e na área de ginecologia, em casos de endometriose eu acomete de forma profunda a região do intestino.

3- Como é a recuperação da paciente? . Dr. Vladimir: A recuperação depende muito da via de abordagem utilizada. Quando realizada por via laparoscópica ou robótica a recuperação é mais rápida e existe menos dor no pós-operatório. Geralmente, em 4 dias a paciente está recuperada.

4- Qual técnica foi utilizada nesta cirurgia? Quais as vantagens? . Dra. Rosa: Foi realizada por via robótica, uma nova técnica que diminui os riscos para a paciente. A cirurgia robótica é uma excelente técnica, pois permite uma visão mais detalhada das estruturas anatômicas, em 3D, o que favorece a execução de procedimentos de alta complexidade, como a retossigmoidectomia para tratamento da endometriose intestinal. A recuperação da paciente é mais rápida e o sangramento intra-operatório é menor.

5-Podem ocorrer complicações clínicas pós-cirúrgicas? . Dra. Rosa: Complicações podem ocorrer em qualquer procedimento, mas nesse tipo de cirurgia os riscos são minimizados.

Perfil - Dra. Rosa Maria Neme (CRM SP-87844) - A Dra. Rosa Maria Neme é graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1996) e doutorado em Medicina na área de Ginecologia pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou residência-médica também na Universidade de São Paulo (2000). Além de dirigir o Centro de Endometriose São Paulo, ela integra a equipe médica do Hospital Israelita Albert Einstein, Samaritano, São Luiz e Sírio Libanês.

O Centro de Endometriose São Paulo conta com serviços voltados à assistência global da saúde da mulher e valorização da beleza feminina. A iniciativa deste projeto pioneiro é da Dra. Rosa Maria Neme, que possui diversos trabalhos publicados sobre a endometriose e larga experiência no tratamento desta doença. Ela lidera uma equipe clínica formada por médicos e profissionais nas áreas de ginecologia, radiologia, cirurgia do aparelho digestivo, urologia, clínica geral, anestesia especializada no tratamento de dor, dermatologia, fisioterapia, nutrição e psicologia.

Dr. Vladimir Schraibman (CRM-SP 97304 - Cirurgia Geral e Gastrocirurgia) - Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, com mestrado e doutorado em Ciências Médicas pelo Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, Dr. Vladimir Schraibman é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica (Sobracil), é médico colaborador do Setor de Fígado, Pâncreas e Vias Biliares do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo, membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein e orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein (Proctor Intuitive Robotic System). Tem diversos artigos publicados em revistas e jornais científicos do Brasil e do exterior, além de intensa participação em congressos nacionais e internacionais.| Equipe Prestigerp

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira