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16/03/2010 - 12:03

Embarques de couros movimentaram US$ 130,93 milhões em fevereiro


Vendas externas em fevereiro cresceram 75% ante o mesmo mês de 2009. No primeiro bimestre, o aumento foi de 59% em receita e 26% em volume.

As exportações brasileiras de couros registraram US$ 130,93 milhões em fevereiro deste ano, receita 25% superior a janeiro, e aumento de 75% em comparação ao mesmo mês de 2009, segundo dados elaborados pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com base no balanço da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Já no acumulado nos dois meses de 2010, a indústria curtidora embarcou US$ 235,34 milhões, crescendo 59% em relação ao mesmo período anterior.

“Neste primeiro bimestre de ano, quando comparamos ao mesmo período de 2009, no auge da crise econômica mundial, as exportações de couros apresentaram aumento em quantidade e valor, de 26% e 59%, respectivamente” avalia o presidente do CICB, Wolfgang Goerlich.

O executivo projeto para este ano vendas externas da ordem de US$ 1,5 bilhão, o que significaria um aumento de 30% sobre US$ 1,16 bilhão apurado ano passado, “mas ainda abaixo do patamar das nossas exportações de US$ 1,88 bilhão (2008) e US$ 2,2 bilhões em 2007”, salienta.

A retomada das exportações brasileiras de couros sofre os efeitos da lenta recuperação de importantes mercados de consumo, além da essencial capitalização para que o setor retome o crescimento. Neste cenário, outras medidas podem consolidar a reação que a indústria curtidora inicia, como o estímulo da criação de linhas de crédito para suprir o capital de giro das empresas, terreno em que o governo pode prestar contribuição determinante.

Dentre as medidas de apoio, Wolfgang Goerlich considera fundamental a criação de linhas de créditos para capital de giro pelo Banco do Brasil e BNDES, a adequação de prazos e encargos de ACC (Adiantamento sobre Contrato de Câmbio), a reedição do Revitaliza, além de agilização nos ressarcimentos de créditos de exportação e autorização da compensação automática de créditos fiscais.

Aproveitando a retomada das vendas externas, o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) lançou neste ano uma campanha internacional para valorizar e promover o couro brasileiro nos principais países importadores, apoiada pela ApexBrasil.

Alemanha, México, Vietnã, Indonésia e Holanda crescem as importações, além de novos mercados como Cingapura e Paraguai

No primeiro bimestre de 2010, os principais mercados do couro brasileiro foram a Itália, com US$ 58,14 milhões (24,71% de participação e aumento de 34% em relação ao mesmo mês do período anterior), país que retomou a posição de primeiro lugar de destino do produto nacional; China, com US$ 53,75 milhões (22,84% de participação e elevação de 83%); Hong Kong (US$ 24,43 milhões, 10,38% de participação e elevação de 23%), e Estados Unidos, US$ 23,42 milhões (10% e salto 128%).

No acumulado do ano, Alemanha (US$ 6,8 milhões), México (US$ 6,68 milhões), Vietnã (US$ 5,91 milhões), Indonésia (US$ 5 milhões), Holanda (US$ 4,44 milhões), Tailândia (US$ 4,3 milhões) e Coréia do Sul (US$ 4 milhões) foram outros importantes destinos das exportações brasileiras.

Entre outros países que aumentaram as aquisições do couro nacional entre janeiro e fevereiro, a Malásia foi um dos mercados de grande incremento (626%), adquirindo US$ 2,6 milhões, seguido da Polônia que aumentou 67%, importando US$ 2,36 milhões, Japão (222% passando a US$ 2 milhões), Cingapura (111 vezes, saltando de US$ 18,08 mil para US$ 2,07 milhões) e Paraguai (9,4 vezes, US$ 876,72 mil).

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