Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2010 - 08:58

Dermatoscopia: mais precisão no diagnóstico do câncer de pele

Tema será abordado durante o Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica. O exame atinge 97% de precisão diagnóstica de lesões e pintas na pele.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica promove, entre os dias 21 e 25 de abril de 2010, o XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, no Centro de Convenções Sulamérica, na cidade do Rio de Janeiro. Durante os cinco dias de evento, várias palestras e cursos serão ministrados por especialistas brasileiros e internacionais. Dentre os temas abordados, a Dermatoscopia está entre os destaques do congresso, que este ano enfatizará questões relacionadas ao fotoenvelhecimento e as alterações causadas pelo sol sobre a pele, uma vez que o Brasil é um país que apresenta um alto índice de Câncer de Pele.

Mas, afinal o que é dermatoscopia? "É um método que permite avaliar tanto lesões pigmentadas da pele, as chamadas pintas, como lesões não pigmentadas. Com isso, podemos dizer se uma pinta tem chance de ser um tumor maligno, denominado de melanoma, ou seja, atuar na prevenção do câncer de pele. A partir desse exame, podemos ainda dizer para uma pessoa com muitas pintas quais devem ser removidas, além de evitar a retirada desnecessária de uma lesão em uma criança, por termos a certeza de benignidade, por exemplo", explica Dr. Maurício Mendonça (CRM-SP 78687), Secretário da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Para chegar ao diagnóstico dessas lesões, é usado o dermatoscópio, aparelho que permite ampliar a imagem da pele, proporcionando uma visão em profundidade, facilitando a análise e documentação das manchas e ou pintas, especialmente quando existe a necessidade de acompanhar a evolução do quadro clínico.

"Há dois tipos de exame. A dermatoscopia das lesões pigmentadas que é feita no consultório, normalmente durante a consulta ou como procedimento individualizado. Temos ainda o mapeamento corporal, realizado por especialista nesse exame, na qual são utilizados aparelhos mais sofisticados e serve para fotografar todo o indivíduo e detectar precocemente modificações ou aparecimento de pintas malignas", completa Dr. Maurício. Hoje, com a radiação solar atingindo pontos máximos dentro da escala de medição dos raios UV, os cuidados com a pele devem ser mais intensificados para prevenir o desenvolvimento de lesões cutâneas. "Mas quando uma pele apresenta manchas e pintas com aparência dúbia, a dermatoscopia aumenta a acurácia diagnóstica ao redor de 15% - de 85% para 97% - e com isso, ajuda o cirurgião dermatológico a priorizar as pintas que devem ser removidas", destaca Dr. Maurício Mendonça. Novidades

A dermatoscopia é um ramo de estudo novo e, em razão disso, muitas evoluções ocorrem. E as novidades que serão apresentadas durante o XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica sobre os progressos da dermatoscopia referem-se a novas maneiras de abordar o paciente com múltiplos nevos (pintas); diagnóstico precoce do melanoma; diagnóstico do melanoma plantar e da face e do melanoma das unhas. A microscopia confocal a laser será outro tema abordado. Trata-se de uma técnica que permite examinar a lesão suspeita diretamente no paciente, sem necessidade de biópsia.

Apesar de se mostrar um ponto muito importante na prevenção de melanomas, a dermatoscopia ainda não é coberta por muitos planos de saúde, embora a Associação Médica Brasileira (AMB) preveja o procedimento em sua tabela de honorários.

"A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica entende que a dermatoscopia pode auxiliar na prevenção do câncer de pele e, portanto, deve ser praticada e bem indicada pelos dermatologistas. O paciente também precisa saber dos exames mais modernos que eles têm á disposição para evitar que uma doença maligna se desenvolva ", finaliza Dr. Maurício Mendonça.

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)- A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), fundada em 1988, tem como objetivo o incentivo ao ensino, estudo, aprimoramento e pesquisa na área de cirurgia dermatológica e procedimentos afins.

A SBCD procura contribuir, no sentido de defender os interesses da cirurgia dermatológica e de seus associados, sempre que solicitada.

A SBCD procura auxiliar na definição de atos e procedimentos dermatológicos; na delimitação de área de atividade do dermatologista e outros assuntos relacionados á cirurgia dermatológica sempre em conjunto e concordância com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Perfil do Médico- Dr. Maurício Mendonça (CRM-SP 78687), Secretário da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Formado em medicina pela faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em 1993. Residência médica em dermatologia na Universidade Federal de São Paulo.

.[ Evento: XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, de 21 a 25 de abril de 2010, no Centro de Convenções Sulamérica, Av. Paulo de Frontin I, Cidade Nova - Rio de Janeiro/RJ.Inscrições on line: HTTP://www.sbcd.org.br/riodejaneiro2010 .Informações: [email protected]].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira