Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2010 - 09:40

Para não esquentar a cabeça

Técnico da Affinia dá dicas de manutenção e uso do sistema de ar condicionado.

O outono se aproxima e junto com a meia-estação os picos de calor e frio são uma constante. O uso do ar condicionado acaba, muitas vezes, necessário. Estima-se que 30% da frota atual possua ar condicionado e a tendência é de forte crescimento de mercado devido ao aumento da temperatura nos últimos anos. Mas será que os motoristas sabem cuidar do sistema de ar condicionado?

Quem pensa que a manutenção do ar condicionado restringe-se apenas a troca do filtro do ar condicionado, está enganado. Outros fatores interferem diretamente no desempenho do ar. Segundo Jair Silva, supervisor de serviços da Affinia Automotiva “A maioria dos sistemas de ar condicionado veicular funcionam através de correia acionada pelo motor. É necessário verificar sempre o estado da correia e também os outros componentes que envolvem sistema de acionamento do compressor, disso dependerá o desempenho normal e a eficiência do sistema”. Outro fator importante é a colocação do filtro de ar. “Deve-se ficar atento quanto ao sentido correto do fluxo de ar indicado no produto, caso contrário, o ar não será filtrado” afirma Silva.

Para evitar danos mais sérios à saúde como rinites, alergias entre outras doenças respiratórias causadas pelo contato direto com ácaros, poeira e pólen; é necessária a manutenção periódica do sistema de ar condicionado a cada seis meses e não só no verão, como é mais comum. Entre os cuidados estão a higienização da tubulação interna de ar com produtos para combater bactérias e fungos; troca do filtro, sem o qual comprometerá todo o processo de higienização; além de ligar o ar condicionado periodicamente para que seja dissipada toda sujeira acumulada na tubulação interna, já que a simples opção de ventilação de ar não aciona o sistema de ar condicionado e não dissipa a sujeira.

Wix: Líder mundial em filtros para carros, picapes, veículos pesados, agrícolas e off-roads, a Wix, marca da Affinia Automotiva, completa, em 2009, sete décadas de referência em sistemas de filtragem. A linha, que hoje conta com filtros de óleo, ar, combustível e cabine, nasceu em de 1939 com Jack Wicks e Paul Crenshaw, quando transformaram uma antiga fábrica de tecidos de algodão, que contava com apenas três funcionários, na Filtros Wix, hoje com 13 unidades em vários países. No Brasil, a empresa tem unidades nas cidades de Osasco e Diadema.

Affinia - Com vendas globais de US$ 2,1 bilhões por ano, 9.500 colaboradores e 52 unidades fabris espalhadas pelo mundo, a Affinia é voltada para o mercado de reposição automotiva. No Brasil, as quatro unidades de negócios contam com 750 colaboradores. A empresa está no mercado desde dezembro de 2004 e 55% de suas vendas são provenientes do segmento de suspensão e freios, 27% de filtros e 18% entre diversas linhas de produto. Pertencente ao grupo norte-americano Cypress, no seu portfólio no Brasil conta com sete marcas líderes. Entre elas estão Nakata (componentes de freios e suspensão), Wix (filtros), Brosol (sistemas mecânicos de alimentação), Urba (bombas d’água), Spicer (transferência de força), Perfect Circle (componentes de motor) e Victor Reinz (sistemas de vedação). A Affinia Automotiva em parceria com o Denatran, CET e SENAI-SP apóia a campanha Carro 100% - Quem tem chega bem, com o objetivo de conscientizar o motorista que a manutenção preventiva garante a segurança do veículo. Baseado em três pilares: segurança, economia e meio ambiente, a campanha também busca contribuir para a melhora da qualidade do ar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira