Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2010 - 10:15

Médias e grandes indústrias de SC retomam contratações

Em fevereiro foram criados 2.670 novos postos de trabalho. O resultado é o melhor desde janeiro de 2008, segundo pesquisa da FIESC

Florianópolis- O emprego nas médias e grandes indústrias de Santa Catarina teve alta de 1,2% em fevereiro na comparação com janeiro. O número representa a abertura de 2.670 vagas no grupo de 343 empresas pesquisadas pela Federação das Indústrias (FIESC). O resultado é o melhor desde janeiro de 2008. O aquecimento das contratações foi influenciado principalmente pelos setores máquinas e equipamentos, metalurgia básica e máquinas aparelhos e materiais elétricos.

A pesquisa confirma a expectativa de retomada da indústria do estado. É um crescimento expressivo, influenciado por setores que produzem bens de capital. Isso significa que os investimentos também estão voltando, avalia o presidente da FIESC em exercício, Glauco José Corte. "O resultado de fevereiro exprime a tendência para 2010, que será um ano de crescimento da economia, com expectativa de ser um dos melhores anos em termos de geração de emprego. As projeções indicam que, no Brasil, devem ser criados mais de 1,5 milhão de novas vagas, um reflexo das boas condições da economia", afirma Côrte.

Para ele, o motor do crescimento em 2010 ainda deve ser o mercado doméstico, especialmente puxado pelo consumo das famílias. "O aumento da renda e do poder aquisitivo das famílias, o crescimento do emprego, as facilidades de acesso ao crédito e a inflação sob controle são condições que criam um ambiente favorável de desenvolvimento econômico", explica.

Os dados do primeiro bimestre mostram que dos 19 setores pesquisados, 16 aumentaram o número de postos de trabalho. Em termos percentuais, entre os segmentos que mais contrataram estão couros e artigos de viagem (6,8%), produtos de metal (4,8%), material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicação (4,5%), metalurgia básica (4,4%), máquinas e equipamentos (3,9%), produtos químicos (3,7%), produtos de madeira (3,5%) e produtos minerais não-metálicos (3,3%). Os setores que fecharam vagas foram veículos automotores (-12,7%), outros equipamentos de transporte (-1%) e produtos alimentícios e bebidas (-0,5%).

Em termos absolutos, as atividades industriais que mais abriram vagas foram máquinas e equipamentos (898), metalurgia básica (492), produtos de madeira (390), produtos de minerais não-metálicos (350) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (344).

Nos últimos 12 meses (março de 2009 a fevereiro de 2010), a pesquisa mostra um decréscimo de 1,7% no número de contratações. O dado representa o fechamento de 3.882 vagas.| www.fiescnet.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira