Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2010 - 10:21

Compras pela internet mantêm crescimento contínuo na Alemanha

Pesquisa da GfK analisou o comportamentos dos alemães no comércio online.

Em 2009, os consumidores alemães gastaram cerca de 15,5 bilhões de euros na compra de mercadorias e serviços pela internet. Os dados são de uma pesquisa realizada pela GfK.

O estudo revela que a internet continua a ser um dos canais preferidos de compra no país. No ano passado, as vendas realizadas pelo chamado e-commerce voltaram a registrar forte crescimento, de 14%, contrariando a tendência geral para produtos não-alimentícios e mantendo o aumento contínuo dos últimos anos.

Apesar do resultado positivo, a crise econômica deixou suas marcas também no varejo online. Enquanto em 2008 o crescimento registrado foi de 19%, nos três primeiros trimestres de 2009, as vendas pelo mercado online tiveram um desenvolvimento moderado, de 12%, mas conseguiram retomaram ao patamar do ano anterior no quarto trimestre.

O desempenho pode ser primeiramente atribuído ao fato de que os alemães estão gastando mais dinheiro na web, em média 506 euros por consumidor em 2009. O setor que demonstrou maior alta foi o de moda, com consideráveis 24,5%, seguido dos eletrônicos, com 12%.

No Brasil, o mercado online também segue em franco crescimento. Segundo estimativa da Consultoria e-Bit, o faturamento do setor foi de R$ 10,6 bilhões, um crescimento de 30% ante os R$ 8,2 bilhões de 2008.

Em 2009, 17,6 milhões de pessoas utilizaram o canal para realizar suas compras, ou seja, 26% do total de internautas no País. Para 2010, esse número deve crescer ainda mais e alcançar 23 milhões.

Os produtos mais comprados pelos brasileiros via internet são livros, revistas e jornais (17%), em seguida vêm os itens de saúde e beleza (12%).

GfK - Criado há mais de 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 23 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, Ambev, Grupo Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Kraft, Johnson&Johnson, L`Oreal, Avon, Nívea, Colgate, SCJohnson, Mattel, Whirlpool (Brastemp), Vivo, TIM, Claro, Motorola, Grupo Santander, HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco, MAPFRE, Leroy Merlin, Editora Abril, Roche, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, GM, Volkswagen, Nissan. [www.gfkcr.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira