Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2010 - 08:50

Presente e futuro se encontram na InovaBrasil


Feira termina no dia 18 de março (quinta-feira), com visitação pode ser feita das 14 às 21 horas.

Visão do presente e do futuro. Enxergar como será a tecnologia nas próximas décadas torna-se possível nos corredores da 1ª Feira Empresarial de Incubadoras e Parques Tecnológicos, a InovaBrasil. Aberta oficialmente na última terça-feira (16 de março), a feira reúne em São José dos Campos tecnologia de ponta presente em todo o País. Participam da feira 200 empresas incubadas do Estado de São Paulo e 50 de outros estados.

Uma das grandes novidades expostas é a resina vegetal da empresa Terra Azul Tecnologia de Polímeros Naturais. A empresa faz parte da Incubadora de Empresas de Limeira, interior de São Paulo.

Mais resistente e de origem vegetal, a resina tem fonte renovável - as demais resinas hoje presentes no mercado são feitas de derivados de petróleo. Sua estrutura confere ao material características mais fortes – a resina tem agentes anti-corrosivos -, sendo mais resistente ao ácido sulfúrico, ácido acético, ácido cloridríco, sais, entre outros compostos. “Por ser inédita a resina está ganhando diferentes mercados entre eles o de celulose, usinas de açúcar e álcool, construção civil, indústria têxtil e transportadoras. Além da alta resistência o produto serve para a impermeabilização”, explica José Cordeiro, diretor-comercial da Terra Azul. A questão das secas que castiga principalmente as regiões semiáridas do País é fonte de trabalho para a empresa ModClima, do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia).

Intitulada ‘Produção de Chuvas Localizadas: Combate à Desertificação do Semiárido’ a tecnologia permite através do monitoramento de nuvens propícias, a produção da chuva.

“Nosso trabalho começa com o monitoramento por satélite para a localização de nuvens que estejam aptas, onde exista um agrupamento suficiente. Neste caso, ficamos de prontidão no local alvo para fazer a semiadura das gotas nas nuvens. Saimos com um avião carregado com 300 litros de água potável”, relata Majory Imai, diretora-comercial da empresa.

Majory explica que a tecnologia é totalmente sustentável, já que não são utilizados produtos nocivos ao meio ambiente, apenas água potável. Além do trabalho já realizado na região central da Bahia e no Maranhão, a expectativa é expandir a tecnologia através de um trabalho preventivo. “A questão da perda das safras em virtude da seca pode ser muito amenizada com a técnica. Estamos em negociação com o governo para que mais pessoas possam se beneficiar desta tecnologia extremamente benéfica”, diz Majory.

Cada vez mais em evidência, a preocupação com o combate a bactérias e germes é o objetivo central do trabalho da empresa X – Germs, instalada na Incubadora Cecompi, de São José dos Campos. A tecnologia UVGI consiste no uso da energia ultra-violeta em benefício do ser humano. Nela, a lâmpada comum de vidro é substituída por uma de quartzo permitindo a entrada da irradiação ultra-violeta e assim causando dano fotoquímico nas bactérias e germes.

“Nos Estados Unidos e na Europa, o uso desta lâmpada é obrigatório em qualquer espaço fechado”, revela João Szucko, engenheiro e inventor da tecnologia. Ele lembra que o uso da lâmpada não traz nocividade ao ser humano já que sua implantação acontece em locais seguros.

Da Incubadora I-Deia, de Mato Grosso, a empresa Kuluene Tecnologia, desenvolveu um software para a gestão de produção de borracha natural. João Limerio da Silva, responsável pela empresa, ressalta que o Estado de São Paulo é o maior produtor de borracha natural do País, representando 70% do mercado produtor. “Viemos para a feira para demonstrar nosso produto em um mercado em potencial”, diz ele.

Utilizada no presente e promessa de plena incorporação em um futuro próximo, a biometria facial ganha enfoque na feira InovaBrasil através da empresa Neti Tecnologia, da Incubadora de Empresas de Bebedouro. A tecnologia captura em aproximadamente 700 pontos os traços faciais, analisando diferenças da biometria facial.

De acordo com Thiago Borges, gerente da Neti, a tecnologia já é usada pelas Casas Bahia como sistema anti-fraude. Grandes bancos tais como Bradesco e Itaú também estudam implantar o sistema.

Muito preciso, o software permite identificar o sexo do usuário do sistema e sua idade em escala cronológica. A biometria facial tem como principais aplicações controles de acesso, sistema anti-fraude e controle de ponto.

InovaBrasil- A feira acontece até quinta-feira (18/03), das 14h às 21 horas. Nesta quinta, No período da manhã estão programadas duas palestras e no período da tarde, das 14h às 18 horas, será realizada uma rodada de negócios entre empresas incubadas e grandes empresas entre elas: Embraer, Kodak, Panasonic e General Motors.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira