Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2010 - 09:12

Indústria do plástico faturou R$ 35,9 bilhões em 2009

Balanço do setor foi divulgado em coletiva de imprensa da 2ª Semana Internacional da Embalagem.

São Paulo– A indústria brasileira do plástico fechou 2009 com um faturamento bruto total de R$ 35,9 bilhões, o que representa um encolhimento de 12,02% em relação aos R$ 40,9 bilhões faturados em 2008. O balanço foi divulgado pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) em coletiva de imprensa da 2ª Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística, realizada no dia 17 de março (quarta-feira), em São Paulo.

Os números da Abiplast mostram ainda que, em volume, a produção total de transformados de plástico em 2009 foi de 5,19 milhões de toneladas, o que significa um crescimento de cerca de 1% em relação a 2008. Nesse cálculo não está incluída a transformação de PET. O consumo aparente de transformados plásticos no Brasil foi de 5,38 milhões de toneladas volume 1,6% superior ao de 2008.

Em 2009, as exportações de transformados plásticos totalizaram US$ 1,18 bilhão, registrando um recuo de 14,6% em relação a 2008. Já as importações totalizaram US$ 2,10 bilhão, apontando uma queda de 11,8% na comparação com o ano anterior. Com isso, o saldo negativo na balança do setor, a diferença entre importações e exportações, ficou em de US$ 918 milhões, em 2009.

Indústria gráfica prevê crescimento de 2,2% em 2010- Durante coletiva de imprensa da2ª Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) divulgou que a perspectiva de crescimento do setor para este ano é de 2,2%, podendo ser superior caso o PIB ultrapasse a casa dos 5%.

O segmento de maior destaque será o editorial com uma expectativa de aumento de 15%. “Ano passado, em meio a crise econômica mundial, essa área foi a que apresentou melhor crescimento (5,3%). Isso é um ótimo indicativo de que as pessoas estão consumindo mais produtos editoriais”, comentou o presidente da Abigraf Regional São Paulo, Fabio Arruda Mortara.

Segundo Mortara, o Brasil está indo na contramão de países europeus e dos Estados Unidos, que vem apresentando queda nas tiragens das publicações.

Semana - Entre 22 a 26 de março, os principais lançamentos em máquinas e equipamentos e as inovações tecnológicas de 500 empresas serão apresentados na 2ª Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Entre as novidades estão sopradoras, impressoras, envernizadoras, lavadoras de anilox e de clichês, recuperadores de solventes, embalagens e chapas de polipropileno, lâminas raspadoras para rotogravura e flexografia, máquinas de gravação direta a laser para clichês, equipamentos para medição de gases, analisador de gases, rotuladoras, inversores de freqüências, máquinas para corte e vinco, equipamentos de elevação para atmosfera explosiva e pórticos.

Para o presidente da Abiplast, Merheg Cachum, o evento é o momento mais propício para que os empresários possam ver, observar e conhecer avanços tecnológicos e novidades em produtos, processos e serviços e, principalmente, para realização de negócio. “Palavras como inovação e modernização devem ser as prioridades do empresariado”, reforça.

A Semana é o mais completo evento do setor no Hemisfério Sul, por reunir, em um único local, cinco importantes feiras da cadeia das indústrias gráfica e de embalagem: 7ª Brasilpack (Feira Internacional da Embalagem), 20ª FIEPAG (Feira Internacional do Papel e Indústria Gráfica), 3ª Flexo Latino América (Feira Internacional de Flexografia), 3º Salão Embala Inovação e 2ª Brasil Screen & Digital Show (Feira Internacional de Serigrafia e Impressão Digital).

Segundo o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico (CSMAIP) da ABIMAQ, Wilson Miguel Carnevalli, o ano começou aquecido para o setor e a feira vai incrementar ainda mais o bom momento da indústria. “Um dos motivos para isso é o pacote cedido pelo Governo por meio da nova linha de crédito do Finame com taxa de juros fixa de 4,5% ao ano na compra de máquinas e equipamentos”, explica

A presidente da Associação Brasileira Técnica de Flexografia (Abflexo-FTA-Brasil), Ana Carina Marcussi, concorda com Carnevalli e acrescenta que a Flexo Latino América está com a área de exposição 28% maior em relação a edição passada. “Isso reflete a credibilidade depositada pelos fabricantes e fornecedores da indústria flexográfica nacional e internacional”, completa. O setor flexográfico, desde 2007, vem apresentando crescimento de 5% ao ano. São duas mil empresas que faturam, anualmente, R$ 16 bilhões.

Com a tônica “5 Feiras, 5 Dias, 5 vezes mais Negócios", a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora e promotora dos eventos, espera receber mais de 30 mil visitantes e compradores, de 30 países, formado principalmente por proprietários e sócios de empresas, técnicos e engenheiros, gerentes, vendedores, profissionais da área de comunicação e marketing.

As Feiras têm o apoio das principais entidades representativas do setor, entre as quais estão: ABIMAQ, ABIPLAST, a ABFLEXO-FTA-BRASIL, ABIGRAF, ABIEA (Associação Brasileira das Indústrias de Etiquetas Adesivas) e ABIEF (Associação Brasileira das Indústrias de Embalagens Plásticas Flexíveis).

Ilha Temática de Sustentabilidade- Uma das novidades desta edição é a “Área Verde”, um pavilhão com 250 m² destinado a apresentação de produtos, equipamentos e serviços sustentáveis, como embalagens de papelão para uso diverso, recicladoras de solventes e diluentes, serviços de coleta de resíduos para indústria gráfica, reprocessamento de resinas, sacos plásticos e jateadoras para limpeza criogênica para superfícies, processo que utiliza gelo seco (CO2), economizando água, eliminando a necessidade de tratamento de resíduos, solventes e água e tendo a possibilidade de reutilização do gás carbônico.

Serão sete empresas participantes - BERUF, CAIXAS NET, CRB, NEUPLAST, RMS e ROCHMAN – que mostrarão as vantagens e benefícios de utilizar materiais e processos tecnológicos ecologicamente corretos que minimizem o impacto ambiental.

Eventos Integrados -A 2ª Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística, conta com uma novidade: a realização de congressos e seminários, cujo objetivo é debater sobre relevantes temas para o mercado. Os eventos acontecem entre os dias 23 e 25 de março próximo, no auditório 8, do Palácio das Convenções do Anhembi.

O Seminário ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), desenvolvido especialmente para a FIEPAG 2010, abordará quatro importantes temas – Mídia Impressa x Mídia Eletrônica; Conquistar, manter, crescer e recuperar clientes; Qualidade com foco na Gestão de Resultados; e Novas tecnologias para a redução de setup em máquinas offset –, que impactam rapidamente no sucesso e desenvolvimento do profissional e de seus projetos. O evento, dirigido a gestores, gerentes e líderes de produção, técnicos gráficos, profissionais da área de qualidade, vendedores e demais interessados, será realizado no dia 23 de março.

No dia 24 acontece a Conferência Internacional Brasilpack 2010, realizada em parceria com o Instituto de Embalagem, cujos objetivos são apresentar casos de empresas, levar a melhor informação sobre inovações e tendências em materiais, processos, máquinas e equipamentos e mostrar soluções inovadoras que possam aumentar a competitividade dos clientes. Com a finalidade de ser um grande encontro entre os melhores profissionais do segmento de embalagens, o participante terá acesso a informação; conhecimento; oportunidades comerciais; novas tecnologias; e networking.

Por fim, no dia 25, em parceria com a revista Criativos Made in Brasil, será realizado o Seminário Criativos Made in Brasil, voltado a fotógrafos, ilustradores, impressão digital, gráficas, produtoras de filmes e som, web design, papel, agência de publicidade, bureau, serigrafia, gráfica, mídia alternativa, brindes, entre outros.

.[ 2ª Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística, de 22 a 26 de março de 2010, das 11h às 20h, Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo / SP | www.semanainternacional.com.br | Entrada: Mediante credenciamento pelo site www.semanainternacional.com.br ou na entrada do evento | Obs.: Proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados.

Reed Exhibitions Alcantara Machado - Criada em abril de 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint venture firmada entre a maior promotora de feiras do mundo – a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997 – e a maior da América Latina – a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e que teve seus primeiros eventos, a Feira Internacional da Mecânica, em 1959, e o Salão do Automóvel, em 1960.

A parceria teve início em 2006, com a realização da Feicon Batimat (Feira Internacional da Indústria da Construção), seguida da ISC BRASIL (Feira de Segurança Eletrônica) e do SISP (Salão Imobiliário São Paulo).

Com escritório na cidade de São Paulo, a Reed Exhibitions Alcantara Machado conta com a colaboração de 140 funcionários e realiza mais de 30 feiras de negócios no Brasil, dos mais diversos segmentos da indústria. Entre os objetivos da promotora estão propiciar aos expositores e seus clientes a oportunidade de incrementar negócios, trazer eventos internacionais para o Brasil, bem como realizar novas parcerias.

Perfil- A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo. Em 2007, a Reed reuniu mais de 7 milhões de profissionais ao redor do mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 37 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 38 escritórios próprios que empregam mais de 2.700 funcionários.

A Reed Exhibitions organiza uma série de eventos, incluindo exposições, conferências, congressos e reuniões. O portfólio contém mais de 470 eventos que atendem 44 setores da indústria, abrangendo: aeroespacial e aviação, automotivo, construção, eletrônicos, energia, engenharia, entretenimento, meio ambiente, alimentação e hospitalidade, presentes, saúde, TI, jóias, ciências naturais e farmacêutica, propriedades/imóveis, manufatura, máquinas e equipamentos educação médica, embalagem e transformação, impressão e comunicação visual, segurança, esporte e lazer, turismo.

O estreito relacionamento da Reed com profissionais, associações de classe e órgãos governamentais assegura que cada evento seja de interesse e relevância para os mercados atendidos. Como resultado, muitos eventos da Reed tornaram-se líderes em suas áreas.

A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group plc, uma companhia listada entre as 100 maiores da Bolsa de Valores de Londres e líder mundial na divulgação e geração de informações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira