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18/03/2010 - 09:45

Estado de Minas Gerais, no Brasil, modernizará e ampliará sua rede viária com empréstimo de US$ 137 milhões do BID

Os programas fortalecerão a infraestrutura de transporte, que é fundamental para a competitividade e a criação de empregos em áreas de baixa renda.

O Estado brasileiro de Minas Gerais melhorará sua infraestrutura e logística de transporte para estimular a competitividade e acelerar o desenvolvimento em regiões menos favorecidas com um empréstimo de US$ 137 milhões aprovado hoje pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O programa financiará uma série de atividades, que incluem recuperação, modernização e manutenção de estradas existentes, pavimentação de estradas de acesso a pequenos municípios e medidas de segurança viária. O objetivo é fortalecer a infraestrutura, o transporte e a logística de uma maneira que estimule a atividade econômica em áreas de baixa renda e aumente a competitividade do Estado.

As estradas são de longe o meio de transporte mais amplamente usado em Minas Gerais. Apesar de investimentos significativos em anos recentes para melhorar as condições de sua infraestrutura de transporte, mais de 24% de todas as estradas de Minas Gerais ainda são consideradas em má condição. Para reverter essa situação, o governo do Estado usará o empréstimo do BID para financiar quatro áreas de atividade:

Proacesso, um programa para expandir o acesso de municípios com baixos indicadores de desenvolvimento humano aos sistemas rodoviários federal e estadual, pavimentando as estradas de acesso | . PROMG, um programa para recuperar e manter as estradas pavimentadas existentes | . PROSEG, um programa para aumentar a capacidade e a segurança dos principais corredores de transporte rodoviário; e um programa de fortalecimento institucional voltado a otimizar a mobilidade urbana na área metropolitana de Belo Horizonte.

Graças a esses esforços, o número de municípios com estradas de acesso pavimentadas deve aumentar de 86,2% para 93% e a porcentagem de estradas pavimentadas em Minas Gerais que são cobertas por contratos de recuperação e manutenção baseados em resultados deve subir de 31% para 42%.

Devido à localização do Estado, a rede viária de Minas Gerais integra as regiões sul e sudeste do Brasil com as regiões centro-norte e nordeste do país e desempenha um papel estratégico na infraestrutura produtiva geral da nação. Como resultado, espera-se que o programa também aumente a competitividade de indústrias fora de Minas Gerais.

O empréstimo do BID tem prazo de 25 anos, com período de carência de 1 ano e taxa de juros baseada na LIBOR.

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