Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2010 - 09:49

Antecipar o imposto pode ser muito arriscado

O período para apresentação da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física só termina no fim de abril, mesmo assim, os bancos já estão oferecendo os serviços de antecipação da restituição devida pelo governo aos contribuintes. Mas, será que vale a pena antecipar?

A antecipação é um serviço faz com que os contribuintes não necessitem esperar pelos lotes para receberem os valores devidos da restituição. Contudo, é necessário que alguns cuidados na hora de decidirem por esta opção. “Para pedir a antecipação aos bancos, os contribuintes devem ter certeza de que tudo está correto na declaração entregue ao Governo, caso apresente problemas, ela pode cair na Malha Fina da Receita Federal, e o contribuinte terá que arcar com o empréstimo do próprio bolso, por isso é sempre interessante que esse material seja feito por especialistas”, conta o diretor-executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos.

O diretor da Confirp, explica que cair na Malha Fina é mais fácil do que parece, principalmente com a ampliação de cruzamentos pela Receita Federal. “Às vezes a pessoa faz tudo corretamente, como manda o manual e, assim mesmo, vai parar na malha fina. Isso acontece, por exemplo, quando a fonte pagadora fornece à Receita uma informação diferente da que liberou para o funcionário”.

Em função disso, Domingos acrescenta que a antecipação só vale a pena para os contribuintes que estão realmente precisando com urgência do dinheiro. “Para quem está endividado e pagando taxas mais altas de juros do que as oferecidas pelos bancos, a antecipação da restituição para quitar dívidas é um bom negócio, mas fora isso não é muito vantajoso”, explica.

Caso a pessoa esteja decidida a realizar o empréstimo, o diretor da Confirp aconselha que se faça uma pesquisa nos bancos. A disputa pelos clientes é tão grande que as taxas cobradas estão cada vez mais baixas. A primeira pesquisa pode ser pela Internet, para depois sentar com o gerente do banco e negociar melhorias na proposta que eles oferecem.

Para receber a devolução já nos primeiros lotes é importante entregar a declaração o quanto antes. “Não deixe para a última hora, pois você corre o risco até de pegar congestionamento e acabar tendo de pagar multa por atraso na entrega”, adverte Domingos.| www.confirp.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira