Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2010 - 10:01

Rastreabilidade de medicamentos: dispositivos adicionais de segurança são desnecessários

Presidente do ETCO apresentou resultados de projeto piloto na Global GS1 Healthcare Conference.

No segundo dia da conferência internacional Global GS1 Healthcare Conference, que acontece em São Paulo, o ETCO (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial) apresentou os resultados do projeto piloto de rastreabilidade de medicamentos coordenado pelo instituto.

“Um estudo da McKinsey Corporation detectou que cerca de 25% do mercado farmacêutico é informal ou ilegal”, comenta André Franco Montoro Filho, presidente do ETCO, que apoia iniciativas que aprimorem a segurança na cadeia de suprimentos do setor de saúde.

O projeto piloto demonstrou as vantagens do modelo de impressão direta de código de barras bidimensional com uso de tecnologias abertas. “A lei é muito específica ao falar de sistema de rastreamento. Não fala em sistema de segurança”, diz Montoro Filho, que esclarece que o projeto piloto seguiu totalmente as determinações do Sistema Nacional de Rastreabilidade de Medicamentos, com objetivo de colaborar com a ANVISA.

Sobre o selo de segurança proposto pela ANVISA, Montoro declara que “qualquer dispositivo adicional de segurança é desnecessário nesse caso. Esse dispositivo adicionará custo e pode ser facilmente falsificado”, acredita.

Ângela Lopes, da ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados), apresentou o panorama do uso de rastreabilidade dentre os 40 hospitais privados que constituem a associação. “Quase 95% dos hospitais já trabalham com a rastreabilidade de medicamentos. Em um sistema de rastreabilidade, existe uma sinergia perfeita entre fornecedores, hospitais e a GS1, que dá todo o apoio para o sistema”, completa.

Até o dia 18, a Global GS1 Healthcare Conference reunirá líderes globais de instituições públicas e privadas do setor de saúde para promover discussões a respeito de fatos recentes da indústria, marcos regulatórios de identificação automática e rastreabilidade. O evento conta com o auxílio da GS1 Brasil, uma associação sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pela padronização de processos de logística e rastreabilidade na cadeia de suprimentos e demanda.

Cerca de 200 participantes comparecerão aos três dias de conferência, como representantes de hospitais, indústria farmacêutica, fornecedores, distribuidores, associações de indústria, órgãos governamentais e regulatórios e instituições de ensino, dentre os quais a ANHAP- Associação Nacional dos Hospitais Privados, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Santa Joana, Hospital Oswaldo Cruz, entre outros.

A GS1 Healthcare, divisão da GS1 Global, representa um grupo de empresas multinacionais do setor da saúde que se reúnem periodicamente para discutir necessidades da cadeia de suprimentos e demanda do setor, com o objetivo de criar e consolidar padrões globais para alcançar a harmonia de processos, garantir a eficiência da cadeia e a segurança dos pacientes.

A GS1 Global promove o Global GS1 Healthcare Conference periodicamente em um dos 108 países onde está presente. O Brasil foi escolhido para sediar o primeiro evento de 2010 que, em anos anteriores foi realizado em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália, Bélgica, Áustria, Espanha, Japão e Hong Kong. Após o Brasil, a conferência irá para a Suíça, em junho deste ano.

Perfil- A GS1 Brasil é uma associação sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pela padronização de processos de logística e rastreabilidade na cadeia de suprimentos e demanda. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos para o varejo, a associação oferece serviços e soluções para a as áreas de saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 55 mil associados no país e faz parte do Conselho de Administração da GS1, que é composto por importantes líderes e dirigentes de multinacionais, varejistas, fabricantes e representantes regionais da associação. [ www.gs1brasil.org.br e www.gs1.org ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira