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18/03/2010 - 10:45

Cadastro no DDA cresce 141% no Santander em 2010

Banco concentra 59% das novas assinaturas registradas pelo mercado nos dois primeiros meses do ano.

São Paulo – O uso do DDA (Débito Direto Autorizado), sistema eletrônico de recebimento e pagamento de boletos, vem mostrando expansão acelerada no Santander em 2010. Nos dois primeiros meses do ano, o número de adesões na base de clientes da organização subiu 141%.

Somente em janeiro e fevereiro, o banco cadastrou 247 mil pessoas, alcançando a marca de 423 mil. O ritmo de crescimento fica mais claro quando comparado com o mercado como um todo. No bimestre, os bancos registraram 420 mil novos usuários, sendo que 59% desse total pertence ao Santander.

“O serviço de Débito Direto Autorizado é um ganho para o sistema financeiro. Saem ganhando os bancos, saem ganhando os clientes. Em dezembro, aceleramos as campanhas na rede para estimular a adesão e os resultados apareceram de imediato”, diz Lauro Leite, superintendente executivo de produtos. “Esperávamos atingir apenas em abril o patamar de adesões que temos agora. Claro que há um teto, mas ainda existe margem para crescer. Essa margem se alarga no mesmo ritmo em que o uso do Internet Banking se dissemina.”

Além de instruir sua base de clientes sobre os benefícios do serviço, o Santander vem estimulando o uso do DDA para torná-lo mais disseminado também entre as empresas cedentes, que emitem o carnê de pagamento. Uma das iniciativas é incentivar o registro eletrônico das cobranças com uma política de preço diferenciada e com serviços adicionais para os clientes da cobrança, como por exemplo, informar ao cedente quais dos seus clientes (sacados) já aderiram ao DDA, de forma a evitar a emissão de novos boletos.

“Cerca de 70% dos boletos são gerados sem registro eletrônico nos bancos e por isso acabam ficando de fora do Débito Direto Autorizado. Mas, com as ações de incentivo ao registro da cobrança e a crescente adesão de pagadores ao DDA, não será mais necessário as empresas cobradoras arcarem com custos de impressão expedição e postagem dos boletos. As companhias cedentes/cobradoras que entram nesse processo são uma terceira parte, junto de clientes/pagadores e bancos, que se beneficia”, continua o executivo.

Para aumentar a conveniência ao cliente, o Santander ainda disponibilizou serviços para manter o usuário sempre informado do recebimento de novos boletos eletrônicos. “Cada vez que um carnê é gerado para aquele CPF ou CNPJ, informamos por SMS e email. Não é a pessoa que vai em busca da informação, mas a informação que alcança o cliente”, explica Lauro.

Perfil- O Grupo Santander Brasil, que reúne os Bancos Santander e Real, em dezembro de 2009 contava com ativos totais de R$ 316 bilhões, R$ 242 bilhões de captações totais – R$ 144 bilhões em captações de clientes e R$ 98 bilhões em fundos de investimentos, mais de 22 milhões de clientes e mais de 10 milhões de correntistas ativos. A rede de atendimento é composta de 3.593 pontos de venda, entre agências e postos de atendimento.

Grupo Santander no mundo- Com mais de 150 anos de atuação, o Grupo Santander, sediado em Madri, na Espanha, está entre as maiores instituições financeiras do mundo por capitalização em bolsa. Originário da cidade de Santander, na província de Cantábria, atua em muitos países e possui grande diversificação geográfica. Em dezembro de 2009, mantinha 13.660 agências, em torno de 170 mil funcionários, cerca de 90 milhões de clientes, mais de 3 milhões de acionistas e volume de recursos administrados de 1.794,2 bilhões de dólares. O lucro líquido em 2009 alcançou 12,4 bilhões de dólares. [ SAC 0800 762 7777 | Ouvidoria: 0800 726 0322].

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