Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2010 - 10:54

Ficarão os carros importados mais caros?


Muito se falou na última semana sobre a possibilidade dos carros importados, dos Estados Unidos, ficarem mais caros em função da elevação da taxa de importação de 35% para 50%, caso os dois países não cheguem a um acordo para superar o impasse do subsídio do algodão americano.

A OMC, a Organização Mundial do Comércio, autorizou ao Brasil a retaliar os produtos vindos dos EUA a fim de compensar eventuais perdas de exportação do produto. No entanto, no que diz respeito ao setor automobilístico, o Brasil não tem muito a ganhar caso decida sobretaxar os carros importados deles.

Na verdade, sabe-se que são poucos os carros das montadoras americanas, importados para o Brasil, que vem do mercado americano. A maioria vem do México, Canadá e Austrália. Quem mais importa do mercado americano é a Chrysler e a Mercedes-Benz. Ainda assim, segundo divulgou a Revista Auto Esporte, na última semana, em 2009 apenas 2.141 unidades ou 0,4% foram importados dos Estados Unidos.

Enquanto isso a BMW pisa fundo no acelerador.

Portanto, qualquer que seja o desfecho do assunto, neste particular, dificilmente afetará o ótimo desempenho das vendas dos importados no mercado nacional. E por falar nisso, quem tem muitos motivos para estar feliz da vida é a BMW, que nunca vendeu tanto para o Brasil quanto em 2009. Segundo divulgou o site G1, nesta última quinta-feira (11/03), foram 6,3 mil unidades vendidas em nosso mercado, representando crescimento de 118,8%.

O crescimento da marca no Brasil torna-se mais importante à medida que ela contabilizou queda de 9,4% no seu principal mercado que é o Alemão e, também, nos Estados Unidos, onde as suas vendas recuaram 20,3%. A marca parece muito bem posicionada nos mercados emergentes. Na China, em 2009, segundo o site G1, cresceu em torno de 37% e na Índia, 24,4%.

Enganam-se quem pensa que a marca está satisfeita com os volumes de vendas. A BMW promete novos modelos em 2010 e, naturalmente, a rede concessionária, por aqui, deve crescer proporcionalmente as vendas, ampliando os pontos de asistência técnica da marca.

Ótima semana,

. Por: Evaldo Costa, diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil, escritor, consultor, conferencista e professor.Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas” | Site: www.evaldocosta.com | Blog: http://evaldocosta.blogspot.com | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira