Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/05/2007 - 09:10

8º Encontro de Energia reúne principais players de mercado

Evento será uma oportunidade para o debate dos problemas e oportunidades que definirão os caminhos do setor nos próximos anos.

Em 2007, as preocupações dos empresários brasileiros em relação ao setor energético se agravaram. Por um lado, o clima de instabilidade no relacionamento com a Bolívia gera um sentimento de insegurança quanto ao futuro da oferta e dos preços do gás natural no País. Além disso, a perspectiva de que a economia brasileira tenha um desempenho mais forte nos próximos anos faz uma dúvida pairar no ar: o governo tem como garantir que a expansão da atividade econômica seja acompanhada do aumento na oferta de energia?

Para discutir essa e outras questões, o Centro e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp e Fiesp) realizam, entre os dias 19 e 21 de junho, o 8º Encontro de Negócios de Energia, no Centro de Convenções do Novotel Center Norte, em São Paulo.

O evento, único no País voltado para o mercado consumidor, tem como objetivo promover um encontro entre os diversos players de mercado para estimular o debate em torno dos temas que definem os caminhos do setor, que enfrenta um momento de questionamentos sobre as oportunidades e gargalos que serão enfrentados nos próximos anos. Além disso, essa é uma ótima chance para que empresas de todos os níveis, da geração à distribuição, entrem em contato com os consumidores industriais, criando um ambiente propício à realização de negócios.

Para Newton Duarte, diretor titular do Departamento de Infra-estrutura (Deinfra) do Ciesp, as dificuldades na aprovação de projetos, causadas por problemas de licenças ambientais, deixa indefinida a possibilidade de atendimento da demanda prevista no setor no médio prazo. “Há poucas opções para os empresários caso esse cenário desfavorável se mantenha. Há grande procura por sistemas de co-geração, o que pode atenuar dependência por energia elétrica do sistema, mas na questão do gás os investimentos em produção e gaseificação do gás liquefeito são enormes e portanto espera-se que a Petrobras lidere esse processo”, afirmou.

A presença de especialistas dos setores público e privado será uma oportunidade para o debate de temas como: . A implementação do PAC e seu impacto na viabilização dos investimentos do setor energético | . O cenário de oferta e demanda e o ambiente para viabilização dos investimentos previstos | . Cogeração com Biomassa: propostas para viabilizar o potencial atual e o potencial futuro |. A visão da Bolívia sobre o abastecimento do mercado brasileiro.

Para a indústria, esse será um momento propício para discussões acerca da competitividade da indústria. A perspectiva de aumento no preço da energia, e a constante ameaça de desabastecimento, podem ter sérias conseqüências sobre o setor produtivo.

O evento conta com o apoio da Confederação Nacional da Indústrias (CNI), Associação Brasileira da Infra-estrutura e Industrias de Base (ABDIB), Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), e Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica (ABCE), entre outras.

O 8º Encontro de Negócios de Energia, nos dias 19, 20 e 21 de junho, no Centro de Convenções do Novotel Center Norte, na Av. Zaki Narchi, 500 – São Paulo (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira