Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2010 - 07:56

Pirelli e Pneuac levam Centro Técnico para garagem dos frotistas

Projeto Ciclo Total de Pneus Economizar baseia-se na capacitação de profissionais para reduzir as perdas das frotas, além de promover a destinação correta aos pneus inservíveis.

Santo André - A instalação de um Centro Técnico de Serviços da Pneuac dentro das garagens das frotas é a novidade que a Pirelli apresenta para seus clientes a partir de março. Batizado Ciclo Total Pneus Economizar, o serviço abrange todo o ciclo de vida do pneu, desde a sua fabricação, passando pela utilização e reconstrução, até a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis.

O programa orientará os frotistas a atingir uma considerável redução nas perdas com pneus, atualmente a segunda maior despesa dentro de uma frota, atrás apenas dos gastos com combustível. O objetivo da Pirelli e da Pneuac é levar o Ciclo Total de Pneus Economizar para mais dez frotas até o fim de 2010.

“Levantamentos feitos pela Excelência na Consultoria a Frotas (ECF) da Pirelli possibilitaram o cálculo das perdas anuais de 80 frotas de caminhões e ônibus por falta de manutenção correta dos pneus, como calibragem, alinhamento e balanceamento”, conta Flavio Bettiol Junior, diretor da unidade de negócios Caminhão e Agro da Pirelli. A Viação Piracema, que possui 400 ônibus na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, será a primeira frota a contar com o centro Ciclo Total Pneus Economizar.

“O projeto se diferencia de qualquer outro existente no mercado porque vai além de uma ação comercial entre fabricante, revendedor e frotista. Ao abranger todo o ciclo de vida do pneu, cria-se um relacionamento de longo prazo entre todos estes atores”, comenta o diretor da Pneuac, Ivo Yoshioka. Segundo o executivo, o processo envolve a capacitação dos funcionários da frota, que são treinados para saber como utilizar o pneu da maneira correta. “Os clientes também serão impactados, pois escolhendo as empresas que aderiram ao projeto colaboram para reduzir o impacto no meio ambiente”, diz.

Por meio de um processo de qualificação profissional, desde março de 2009 a Pirelli vem treinando motoristas, controladores de pneu e borracheiros da Viação Piracema que, quando formados, passam a ser denominados técnicos de serviços.

Os profissionais aprendem a utilizar equipamentos mais modernos para a execução de diversas tarefas, como montagem dos pneus nas rodas, calibragem e alinhamento. O treinamento inclui a utilização de um programa de computador para monitorar e controlar o desgaste dos pneus, que possibilita ao frotista visualizar o quanto ele gastará por quilômetro rodado e assim projetar seus custos em longo prazo.

Os pneus utilizados no Ciclo Total de Pneus Economizar virão da fábrica marcados com número de registro e o logotipo da frota (trabalho que antes era feito na garagem), agilizando o processo que possibilita calcular o custo do equipamento por quilômetro rodado, até mesmo durante as vidas úteis de até três reformas Novateck.

O retorno do investimento na instalação de um Centro Técnico de Serviços pode acontecer em menos de um ano, pois, nesse período, o frotista terá uma redução de gastos com pneus em torno de, no mínimo, 50%.

Para o diretor da Viação Piracema Fábio Luis Marchiori, ter um centro de serviços especializados dentro de sua frota vai além da diminuição de custos: “A vontade que nos levou a ter um centro de serviço especializado dentro de nossa empresa em parceria com Pirelli e Pneuac não se resumiu a atender apenas o objetivo de diminuição dos custos de rodagem. Foi muito mais que isso. Nosso objetivo foi adotar um programa racional para acompanhamento do produto pneu, introduzindo em nossa frota os conceitos de uso eficaz, além do descarte consciente e ecologicamente correto. O desperdício da vida útil disponibilizada pelos pneus e reconstruções gera, consequentemente, uma maior quantidade de descarte no meio ambiente. A mudança desse quadro deve constituir uma meta, um ponto de honra para as empresas modernas e conscientes”.

O projeto traz ainda benefícios para toda a sociedade, pois garante que os pneus inservíveis receberão a destinação correta. Eles serão encaminhados para um dos Pontos de Coletas de Pneus homologados pela Reciclanip, entidade criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) para consolidar o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis.

“Antes as frotas vendiam os pneus inservíveis para um reciclador não homologado, agora elas irão encaminhá-los para Pontos de Coleta de Pneus das Prefeituras Municipais. Em contrapartida, poderão utilizar o selo do Ciclo Total em todos os seus veículos. Além de contribuir para reduzir o acúmulo de resíduos no meio ambiente, com a manutenção correta dos pneus, as frotas também reduzirão o consumo de combustível e a emissão de CO²”, finaliza Yoshioka.

Perfil da Pirelli - Com 137 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 24 unidades industriais em 12 países e atividades comerciais em mais de 160 países dos cinco continentes. Na América Latina, possui sete unidades produtivas, cinco delas no Brasil (Gravataí (RS), Campinas, Santo André e Sumaré (SP) e Feira de Santana (BA)), além de uma na Argentina (Merlo) e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 27 mil pessoas no mundo, sendo 10 mil na América Latina, das quais oito mil estão nas unidades brasileiras.

A Pirelli Pneus Ltda., no Brasil, conta com uma ampla rede de revendedores oficiais presentes em todo o território nacional, com mais de 600 pontos-de-venda e cerca de 8.500 profissionais, que são treinados diretamente nas fábricas para oferecer os produtos originais que equipam os veículos das principais montadoras do mercado, além dos importados das principais marcas presentes no mundo.

Em Sumaré, no estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli. Pioneiro na América Latina, completou 20 anos em 2008 e compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real, aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e camionetas; tratores e máquinas para uso fora de estrada; motocicletas e bicicletas; além de câmaras de ar, protetores, materiais para a reconstrução de pneus e cordas metálicas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira