Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2010 - 08:10

Entenda a produção de um medicamento Teuto


A produção de um medicamento envolve várias etapas e diversos setores dentro de uma indústria farmacêutica como o Laboratório Teuto, por exemplo. Um destes departamentos é o controle de qualidade, que assume grande responsabilidade em todo o processo. Para a indústria iniciar a produção de um medicamento é preciso credenciar os fornecedores de insumos, que em sua maioria estão concentrados principalmente na Ásia e Europa. É desta forma que atua o Laboratório Teuto, um dos maiores laboratórios da América Latina.

A matéria prima assim que chega ao parque industrial do Teuto é enviada para o estoque de insumos. Neste ponto ela passa pela primeira vez pelo controle de qualidade, momento em que são realizados vários testes para que seja mantido o alto padrão que a indústria utiliza em seus medicamentos. Para iniciar o processo produtivo do medicamento, tomando como exemplo um comprimido, os princípios ativos e excipientes utilizados são pesados e enviados para equipamentos de manipulação que funcionam como uma espécie de "batedeira" que faz a mistura destes produtos.

Durante o processo de produção os medicamentos passam novamente pelo controle de qualidade para serem avaliados se estão com a dureza, estabilidade e formulação corretas, entre outras análises para que o medicamento seja produzido com 100% de qualidade.

O Laboratório Teuto utiliza vários aparelhos de manipulação, dentre eles, equipamentos de alta performance como o Diosna e Leito Fluidizado, máquinas de última geração que realizam todo o processo de manipulação sem a necessidade de passar por outros equipamentos específicos. "O Laboratório Teuto também utiliza um dos métodos mais modernos na produção de seus medicamentos, que é a Produção Vertical. Imagine um pavimento com três andares e que cada um destes pisos concentra uma etapa do caminho de produção de um medicamento", explica Patrícia Montes, farmacêutica do Laboratório Teuto. Dentro do prédio de produção de sólidos e semi-sólidos é realizado este processo que, verticalmente, transporta o medicamento ainda em forma de pó, via tubulação até ele ser comprimido ou encapsulado no andar abaixo. Este processo elimina as chances de contaminação uma vez que o medicamento é transportado pela gravidade, sem contato manual.

O próximo passo nesta escada de produção é descer mais um nível dentro do prédio de produção de sólidos e semi-sólidos e ir para o setor de acondicionamento final. Neste ponto o medicamento é embalado nos blísteres, acondicionado em sua caixa, juntamente com a bula.

Após este passo as embalagens dos medicamentos são colocadas em caixas de embarque e vão para a quarentena. Na quarentena os medicamentos passam novamente pelo controle de qualidade e são finalmente liberados para serem armazenados no estoque de produtos acabados.

Tem início então o processo de distribuição dos medicamentos que é realizado de duas formas: através das redes de farmácia, que compram diretamente do Teuto e através das vendas para os distribuidores do Labotatório Teuto que comercializam os medicamentos para farmácias independentes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira