Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2010 - 08:33

Fusões e Aquisições no Brasil dão sinais de recuperação pós-crise, indica pesquisa da PricewaterhouseCoopers

A recuperação da economia brasileira pós-crise mundial começa a dar os seus sinais de completa recuperação. Prova disso, é que o primeiro semestre de 2010 registrou um total de 98 transações, volume 51% maior do que o mesmo período do ano passado, indica o relatório de Fusões & Aquisições da Pricewaterhousecoopers que acaba de ser divulgado. A pesquisa aponta que, apesar dos sinais claros de recuperação, o acumulado dos dois primeiros meses deste ano ainda é inferior ao registrado em 2008, que contabilizou 105 transações. Durante os meses de janeiro e fevereiro, as aquisições de controle corresponderam a quase metade do total, 49%, aumento de 30% em relação ao primeiro bimestre do ano passado, enquanto as operações que envolveram participações não controladoras dobraram e representaram 36%.

Setores de destaque - Quem liderou o número de transações no primeiro bimestre de 2010 foi o setor de Alimentos com uma fatia de 14% do total. Destaque para as operações financeiras envolvendo frigoríficos e abatedouros, produtos agrícolas, açúcar e álcool, como a aquisição da Usina Vertente pela Humus Agroterra. No setor de química/petroquímica, responsável por 11% das transações, as empresas de produtos farmacêuticos, fertilizantes plásticos e derivados e petroquímicas. A aquisição da Quattor pela Braskem e Petrobras e posterior aquisição internacional pela Nova Braskem da Sunoco foram as mais relevantes no setor.

O setor de Tecnologia da Informação representou também 11% das transações, através de serviços de processamento de dados, software e sistemas de redes. As aquisições da M2I Serviços de Implantação de Software e M2S Serviços de Suporte por R$ 5,3 milhões e 30% do capital social da Midbyte Informática por R$ 12 milhões por parte da Tutovs foram as mais significativas do setor. A participação do capital nacional tornou-se ainda mais representativa, equivalente a 70% das transações. Em números absolutos, o capital nacional esteve presente em 58 transações no primeiro bimestre de 2010.

Fevereiro é normalmente o mês com menor número de transações, em virtude do calendário curto no Brasil, mas confirmou a recuperação do patamar de 2007. Foram 37 transações neste período contra 27 em fevereiro do ano passado, porém ainda inferior à marca de 39 operações financeira registradas no referido mês do no ano de 2007.

Perfil- PricewaterhouseCoopers [www.pwc.com] é um network global de firmas, totalmente separada e independentes, que presta serviços de auditoria, assessoria tributária e societária e assessoria em gestão empresarial com foco em segmentos econômicos específicos. Mais de 155.000 profissionais em 153 países conectam seu conhecimento e experiência para criar valor aos clientes das firmas membro e seus stakeholders.

© 2009 PricewaterhouseCoopers. Todos os direitos reservados. PricewaterhouseCoopers refere-se ao network de firmas membros da PricewaterhouseCoopers International Limited, cada uma das quais constituindo uma pessoa jurídica separada e independente. | Andréia Vitório

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira