Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2010 - 08:47

Mostra do Filme Livre 2010 no CCBB/Rio

O Centro Cultural do Banco do Brasil realiza, a partir de 23 de março (terça-feira), a Mostra do Filme Livre 2010 – 9ª Edição (MFL 2010). Criada e organizada pela WSet Multimídia, a MFL 2010 abre o calendário dos festivais de cinema e vídeo no Rio de Janeiro e fica em cartaz até 8 de abril, no CCBB, Rua Primeiro de Março, 66. A exibição de filmes tem entrada franca e as senhas devem ser retiradas uma hora antes da sessão.

Guilherme Whitaker, idealizador, curador e organizador da mostra conta que “a 9ª edição da MFL2010 recebeu 515 filmes, em formatos e gêneros diversos. Selecionamos 219 títulos – concorrendo ao troféu “Filme Livre!”, criado pelo UMBIGO GROUP (.) . As sessões serão nas sendo que 37 estarão salas de cinema do CCBB e em outros espaços como cineclubes e associações de cinema que este ano chegam a oito espalhados pela cidade, Baixada e Niterói”. Whitaker acredita ainda que “a expectativa de 2010 é receber nas duas semanas seis mil espectadores”.

Os dois grandes homenageados da 9ª edição da MFL 2010 são os cineastas José Sette (MG) e Camilo Cavalcante (PE). Serão exibidos seis longas e diversos curtas de José Sette, os destaques sendo a cópia restaurada, em digital, do raro "Um filme 100% Brazileiro", de 1985 e a pré?estréia de seu último longa "Amaxon", com Vera Barreto Leite e Otávio III. Também ganhará uma retrospectiva completa o pernambucano Camilo Cavalcante. Ambos estarão presentes na primeira semana da MFL 2010, participando do júri e do debate “Experiências”.

A MFL 2010 é um projeto pioneiro no País e mantém como principal objetivo a divulgação da produção audiovisual independente, exibindo obras feitas em todos os suportes (VHS, Beta, DV Cam, HD, 35 mm, 16mm, entre outros), formatos (curta, média e longa metragens), de todos os gêneros (ficção, documentário, animação e experimental) e, de qualquer ano de produção. Para Guiwhi “é uma mostra única no Brasil, já que não faz restrições de espécie alguma com relação às obras inscritas. A curadoria busca a cada ano selecionar as obras que possuem maior diferencial narrativo e de linguagem.”

Por seu caráter multidisciplinar, a MFL 2010 procura atingir o maior número de pessoas, das mais diversas classes e faixas etárias. Os debates, oficinas e sessões comentadas permitem o aprofundamento das relações entre realizadores, público, pesquisadores e empresas do ramo, estimulando o pensamento e a livre iniciativa, e inserindo a MFL no panorama cultural da cidade como o evento audiovisual mais democrático do Brasil.

. [ Mostra do Filme Livre 2010 – 9ª edição, eventos e sessões abertos ao público de 23 de março a 8 de abril de 2010,Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro | Telefone (21) 3808-2020 | www.bb.com.br/cultura. Entrada franca, com retirada de senha uma hora antes das sessões | Acesso para deficientes | Metrô: Uruguaiana | *Programação completa: www.mostralivre.com [ Exibição de 213 filmes em diversas categorias e atividades paralelas. Coordenação geral: Guilherme Whitaker ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira