Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/05/2007 - 09:17

Créditos e isenções podem viabilizar pequenos produtores de álcool

Debate em Brasília aponta algumas soluções e desafios para a entrada dos pequenos no mercado de biocombustível; Brasil já tem condições de instalar mil pequenas destilarias.

Brasília - O I Seminário de Tecnologia para a Pequena Produção de Álcool (Tecppa), promovido em Brasília pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nesta semana, trouxe algumas conclusões e muitos desafios para os agricultores de micro e pequenas propriedades.

Os participantes do seminário apontaram a necessidade de se aliar políticas de governo à disponibilidade de créditos especiais para viabilizar a pequena produção de álcool. Isenções tributárias e facilidade para acessar tecnologias que garantam uma melhor produtividade também estão entre esses requisitos. Foi defendida também a criação de um órgão para regular a atividade.

Segundo o presidente da Comissão Nacional da Cana-de-açúcar da CNA, Edson Ustulin, essas necessidades serão formalizadas em um documento para que sejam formuladas políticas e ações que viabilizem o negócio de pequenas destilarias de álcool combustível. "No documento formalizaremos também a importância de os pequenos empreendimentos terem mais facilidade em licenciamentos ambientais e também defenderemos a criação de um selo ambiental para essas empresas", diz. Para Ustulin, o selo ambiental seria uma espécie de certificação de qualidade do produto dos pequenos.

O modelo pensado, durante o seminário, para as pequenas destilarias deve atender algumas características. Serão unidades compactas, enxutas e que requeiram baixo investimento. "Queremos também que elas sejam auto-sustentáveis do ponto de vista energético", cita Ustulin. Segundo ele, a unidade deve produzir energia suficiente para o consumo próprio e para a venda.

A defesa das pequenas destilarias atende também a aspectos sociais, pois a idéia é agregar receita e viabilizar o negócio dos pequenos. De acordo com estimativa da Comissão da CNA, a implantação desses empreendimentos poderá beneficiar cerca de 200 mil famílias em todo o País, pois cada destilaria seria capaz de gerar 100 empregos diretos.

"Precisamos abrir o leque de oportunidades para que todos os pequenos produtores tenham possibilidade de terem o seu próprio negócio ou se reúnam em associações para explorar esse mercado de álcool combustível", diz Ustulin. Segundo ele, o Brasil já tem condições de instalar, no curto prazo, mil pequenas destilarias. Cada uma dessas destilarias seria capaz de gerar cerca de 10 mil litros de álcool por dia. | Por: Giovana Perfeito/Sebrae Nacional

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira