Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2010 - 09:04

Fortalecendo parcerias em P&D entre Brasil e Canadá

E ajudando pesquisadores e empresas empreendedoras a explorar o mercado mundial de biocombustíveis.ISTPCanada acolhe workshop bilateral sobre o desenvolvimento eficiente de biocombustíveis celulósicos.

Ottawa - A agência canadense para parcerias internacionais em Ciência e Tecnologia - International Science and Technology Partnerships Canada (ISTPCanada), está ajudando pesquisadores e empresas empreendedoras a atuarem no rentável mercado global de biocombustíveis, que movimenta cifras em torno de 100 bilhões de dólares canadenses, apoiando o desenvolvimento de novas parcerias de negócios entre Brasil e Canadá na área de etanol celulósico.

Em parceria com o Ministério da Agricultura e Produtos Agrícolas do Canadá (AAFC), a NSERC Green Crop Network, a Cellulosic Biofuels Network e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, a ISTPCanada reuniu mais de 50 cientistas e representantes de universidades, indústria e governo a fim de explorar oportunidades para cooperação bilateral em Pesquisa e Desenvolvimento no Workshop Canadá-Brasil sobre a Produção Eficiente de Etanol Celulósico, que aconteceu em Ottawa no último dia 13. Com o foco do encontro no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias em biocombustíveis, a iniciativa poderá potencializar as oportunidades de negócios, aumento do comércio e investimentos estrangeiros, criando vantagens competitivas para ambos os países.

O encontro contou com a presença de uma delegação do Brasil liderada pela Embrapa e com representantes canadenses de empresas, universidades e de inúmeros órgãos do governo e de redes de pesquisa em combustíveis celulósicos. A iniciativa proporcionou aos participantes encontros com potenciais parceiros, a identificação de oportunidades para a cooperação, a discussão de projetos potenciais e de projetos bilaterais em P&D e a prospecção por fontes de financiamento, assim como a definição dos próximos passos para a cooperação. Um novo encontro está previsto para julho de 2010, a fim de estudar as possibilidades para a implementação inicial dos projetos bilaterais selecionados.

Esta é a primeira atividade para o desenvolvimento de parcerias organizada pela ISTPCanada, como parte de um programa de colaboração em P&D recentemente firmado entre o Brasil e o Canadá, que tem por objetivo ajudar empresas dos dois países a explorar as alianças internacionais em C&T, forjando a inovação e o crescimento econômico numa fase de pós-recessão econômica. De maneira mais ampla, o programa reforça o acordo de cooperação em C&T assinado entre o Brasil e o Canadá pelo então ministro do Comércio Internacional do Canadá Stockwell Day, e o ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia Sergio Rezende, em novembro de 2008, quando também foi firmado um Memorando de Entendimento entre a AAFC e a Embrapa.

"Em convergência com nosso plano estratégico, a Embrapa busca concentrar sua expertise na agricultura e na agroindústria, e colabora com outros países para criar alternativas de energia sustentável com potencial aplicação no mundo", afirmou o Dr. Esdras Sundfeld, chefe de P&D da Embrapa. "Esta iniciativa bilateral permite-nos ver a liderança do Canadá como um pólo de tecnologia e promover parcerias que acelerem o desenvolvimento de inovações para a produção sustentável de energia proveniente da agricultura."

"Nosso objetivo é aproximar laboratórios com expertise similar nos dois países, e trabalhar juntos em diferentes aspectos da cadeia de biocombustíveis, desde a produção de matéria-prima até a conversão de biomassa, distribuição, utilização e sustentabilidade," afirmou o Dr. Don Smith, diretor científico do NSERC Green Crop Network e professor da Universidade McGill. "Juntando nossas forças, podemos descobrir novas formas de cultivar matéria-prima para biocombustíveis sem comprometer a produção de alimentos e criar métodos eficientes para converter material celulósico em etanol.

"A Cellulosic Biofuel Network tenciona acelerar o desenvolvimento da indústria canadense de biocombustíveis, aproveitando a expertise de mais de 40 laboratórios estatais e de cientistas das universidades para vencer os desafios nesta área," diz o Dr. Serge Laberge, Diretor da Cellulosic Biofuels Network e pesquisador da AAFC. "O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo. A colaboração com este país nos permitirá aprender com uma indústria estabelecida de biocombustíveis de cana-de-açúcar (sucrose-based biofuels industry?), ao mesmo tempo em que promovemos tecnologias e procedimentos canadenses, explorando novas oportunidades de negócios para novas empresas de biocombustíveis canadenses". [ www.istpcanada.ca | www.embrapa.br | www.cellulosic-biofuel.ca | www.greencropnetwork.com ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira