Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2010 - 09:03

Enfermeiros reunidos em São Luís

Cofen promove Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen, que discutirá a fiscalização do exercício da enfermagem no Brasil.

Brasília - Com o objetivo de discutir, organizar e padronizar a fiscalização do exercício da enfermagem no Brasil, o Sistema Cofen/ Conselhos Regionais promoverá, de 22 a 26 de março, em São Luis (MA), a terceira edição do Seminário Nacional de Fiscalização - 3º Senafis.

Com o tema "Sistematizar ações para romper paradigmas", o evento - que conta com palestras, mesas-redondas e oficinas - reunirá fiscais, conselheiros e assessores jurídicos de todos os Conselhos Regionais do país.

Na programação, abordagem de temas ligados às estratégias de organização e de implementação das ações de fiscalização, à importância da fiscalização na fundamentação do processo ético, à ética da profissão e aos instrumentos voltados para a educação e a formação profissional.

"O Senafis consolida-se, portanto, como uma das mais importantes realizações do Sistema em prol do bom exercício da enfermagem, uma vez que, além de favorecer a integração das novas gestões dos regionais, oferece orientações sobre as normas e as rotinas de fiscalização, aperfeiçoando o trabalho desenvolvido por Conselhos Regionais", explica o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) - entidade organizadora do evento, Manoel Carlos Neri da Silva.

Fiscalização em UTIs - Órgão que regulamenta, controla e fiscaliza produtos e serviços de saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução que dispõe sobre o trabalho dos enfermeiros em uma UTI. O artigo 13 da Resolução nº 7, de 24 de fevereiro de 2010, determina que "deve ser formalmente designado um responsável técnico médico, um enfermeiro coordenador da equipe de enfermagem e um fisioterapeuta coordenador da equipe de fisioterapia, assim como seus respectivos substitutos".

O artigo 14 dispõe ainda sobre a quantidade de profissionais que deve fazer parte da equipe. Além dos médicos e outros profissionais, fica determinado que a equipe deve ser composta por um enfermeiro coordenador da equipe de enfermagem, no mínimo um técnico de enfermagem para cada dois leitos em cada turno, mais um técnico de enfermagem por UTI para serviços de apoio assistencial em cada turno.

. [ 3º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen, de 22 a 26 de março de 2010, no Hotel Pestana Resort - São Luís (MA). Quem promove: Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) | Informações: (61) (61) 3329-5800].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira