Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2010 - 09:10

Caixa assina Movimento ODM Brasil 2015

Ato será durante a premiação da 3ª Edição do Prêmio ODM Brasil.

Caixa Econômica Federal assinará o documento para participar do Movimento Objetivos do Milênio (ODM) Brasil 2015, durante a solenidade de entrega do Prêmio ODM Brasil – 3ª Edição, que acontece no dia 24 (quarta), às 16h30, em Brasília (DF). O Movimento é fruto de um Memorando de Entendimento, que será assinado no evento, entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Governo Brasileiro, do Ministério das Relações Exteriores, da CAIXA, Petrobras, Banco do Brasil e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A cerimônia contará com a presença da presidenta da CAIXA, Maria Fernanda Ramos Coelho.

A participação da CAIXA no Movimento faz parte da missão do banco de “atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do Brasil, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro”. A CAIXA contribui para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, reduzindo impactos sobre o meio ambiente, financiando o saneamento ambiental, infraestrutura, habitação e ações socioambientais, de forma a promover o desenvolvimento sustentável e contribuir para o alcance dos ODM, além de ser empresa parceira do Prêmio ODM Brasil desde a sua primeira edição.

O Movimento ODM Brasil 2015 será estabelecido para desenvolvimento de capacidades, de justiça econômica sustentável, promoção do esporte como instrumento de inclusão social e de boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil. O Movimento espera, entre outros objetivos, produzir conhecimento de forma sistematizada sobre as experiências de ODM no Brasil, capacitar lideranças da sociedade civil e do setor empresarial para apoiar localmente a Agenda dos ODM, fortalecer a gestão estadual/municipal dos ODM, sensibilizar a sociedade civil e o setor público e fortalecer a participação do setor privado.

Os Objetivos do Milênio (ODM) foram definidos, em 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU), após a análise dos maiores problemas mundiais. Foram estabelecidos 8 objetivos para serem atingidos pelos países até o ano de 2015, que são: acabar com a fome e a miséria; educação de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Prêmio ODM - A 3ª Edição do Prêmio ODM representa o fechamento de um ciclo de atenção do Brasil com os Objetivos do Milênio, nos últimos sete anos. O prêmio, criado pelo governo brasileiro e que tem apoio da CAIXA, tem o objetivo de estimular a sociedade civil e as administrações municipais a desenvolverem ações, programas e projetos que contribuam efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O evento vai também marcar o lançamento da 4.ª edição do Relatório Brasileiro de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio.

Neste ano, o prêmio contemplará 20 das 1.477 práticas inscritas, sendo 785 de organizações da sociedade civil e 692 de governos municipais. As práticas serão premiadas de acordo com a contribuição para alcançar os ODM, impacto do público atendido, participação da comunidade, parcerias, replicabilidade, complementaridade e integração com outras políticas públicas. Para participar da premiação, as práticas têm de estar relacionadas com um dos Objetivos do Milênio. Desde a primeira edição do prêmio, 37 práticas já foram premiadas.

O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2004, na abertura da I Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania, o Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Já foram promovidas duas edições do Prêmio: em 2005, quando foram inscritos 920 projetos e premiados 27; e em 2008, que contou com 1.062 projetos, sendo 20 deles contemplados. Para a terceira edição, foram realizados 27 seminários, em todos os 26 estados e no Distrito Federal, para divulgar o Prêmio e debater a disseminação dos Objetivos do Milênio com as prefeituras e as organizações da sociedade civil e do setor produtivo. Os seminários mobilizaram nove mil pessoas e resultaram na criação de 27 núcleos estaduais.

.[ Dia 24 de março de 2010 (quarta-feira), às 16h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Planalto, SDC – Centro de Divulgação Cultural – Eixo Monumental – Brasília (DF)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira