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20/03/2010 - 09:10

Indústria do plástico faturou R$ 35,9 bilhões em 2009

Balanço do setor foi divulgado em coletiva de imprensa da 2ª Semana Internacional da Embalagem.

A indústria brasileira do plástico fechou 2009 com um faturamento bruto total de R$ 35,9 bilhões, o que representa um encolhimento de 12,2% em relação aos R$ 40,9 bilhões faturados em 2008. O balanço foi divulgado pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) em coletiva de imprensa da 2ª Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística, no dia 17 de março (quarta-feira) em São Paulo.

Os números da Abiplast mostram ainda que, em volume, a produção total de transformados de plástico em 2009 foi de 5,19 milhões de toneladas, o que significa um crescimento de cerca de 1% em relação a 2008. O consumo aparente de transformados plásticos no Brasil foi de 5,38 milhões de toneladas volume 1,6% superior ao de 2008.

Em 2009, as exportações de transformados plásticos totalizaram US$ 1,18 bilhão, registrando um recuo de 14,7% em relação a 2008. Já as importações totalizaram US$ 2,10 bilhões, apontando uma queda de 11,8% na comparação com o ano anterior. Com isso, o saldo negativo na balança do setor, a diferença entre importações e exportações, ficou em de US$ 918 milhões, em 2009.

A 2ª Semana Internacional da Embalagem, Impressão e Logística é o mais completo evento do setor no hemisfério sul. O evento acontecerá entre os dias 08 e 12 de março de 2010, das 11h às 20h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi/ SP. Com mais de 800 expositores e 45 mil visitantes, a exposição reunirá as mais importantes empresas da cadeia de produção de embalagens – criação, pré – impressão e impressão, produção e transformação, logística e reciclagem.

Abisplast - Como representante de um setor que congrega 11.200 empresas e gera mais de 315 mil empregos diretos, tem consciência da importância da sua atuação para que a indústria do plástico alcance novos patamares de produção. Por isso, tem exercido ativa participação junto aos órgãos governamentais, de modo a reivindicar medidas que atendam às necessidades dos empresários que lidera.

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