Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2010 - 10:17

TIM Música nas Escolas cria bateria musical com crianças e adolescentes surdos

Rio de Janeiro – O TIM Música nas Escolas mostra, mais uma vez, que a linguagem universal da música ultrapassa barreiras. O projeto está ampliando sua atuação no Rio de Janeiro e inicia, no mês de março, as atividades com uma bateria para alunos do Centro Educacional Pilar Velazquez, escola de ensino fundamental localizada no Grajaú, zona norte da cidade, que tem como foco o ensino a crianças surdas.

“Nestes sete anos de existência do TIM Música nas Escolas, já tivemos várias demonstrações de como a música pode transformar a vida de uma pessoa. Essa nova bateria, sem dúvida, irá auxiliar no desenvolvimento dos alunos surdos em relação ao aprendizado e à prática musical”, destaca Maurício Bacellar, diretor de Comunicação e Sustentabilidade da TIM Brasil.

A nova Bateria do TIM Música nas Escolas será formada por 25 alunos com idades entre 11 e 15 anos e quatro professores do colégio, fundado em 1994 e considerado referência no ensino de estudantes surdos. O processo de aprendizado conta com uma metodologia específica e que atende às necessidades dos participantes, usando a repetição e a sensação corporal. As oficinas acontecerão, uma vez por semana, com o auxílio de um tablado especial e mesas com placas de borracha. O repertório trabalhado incluirá sambas-enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro e marchinhas de Carnaval. As aulas serão ministradas pelo mestre Manguerinha, que já comanda a Bateria TIM Música nas Escolas, formada por alunos do CIEP Oswaldo Aranha e moradores do entorno da escola, que fica em Magalhães Basto. Dois jovens participantes desse grupo serão monitores da nova bateria e poderão passar adiante os conceitos aprendidos no projeto.

“Estou muito animado em poder trabalhar nesse projeto. Espero que possamos unir, em breve, as duas baterias do TIM Música nas Escolas em uma apresentação”, afirma Ícaro Belini, de 22 anos, integrante da Bateria TIM Música nas Escolas há cerca de seis anos e que será um dos auxiliares do mestre Mangueirinha nas aulas com o novo grupo.

O Centro Educacional Pilar Velazquez já formou mais de mil alunos, colaborando com a inserção de jovens surdos no mercado de trabalho. O próprio colégio conta com quatro ex-estudantes em seu atual corpo docente, que também participarão da Bateria. Sua proposta pedagógica inclui aulas de teatro e educação artística, mas o contato com o projeto TIM Música nas Escolas será a primeira experiência musical do grupo.

“Estamos muito felizes com a chegada do TIM Música nas Escolas ao nosso colégio. Nossos alunos já desenvolvem uma visão reflexiva sobre a comunidade, educação, direitos e deveres e as aulas de música, por trabalharem com ritmo e sensações, irão colaborar com a melhoria da concentração dos estudantes. Também ajudará na autoestima dos jovens, que sentirão que estão vencendo mais uma barreira ao tocarem instrumentos, o que seria inimaginável para alguns”, destaca Lanucia Quintanilha, diretora do Centro Educacional Pilar Velazquez.

Perfil- O TIM Música nas Escolas é um programa educacional voltado para alunos de escolas públicas, baseado na linguagem universal da música. Seu objetivo é oferecer aos participantes novas formas de aprendizagem para melhoria do desempenho escolar, e estimular o desenvolvimento de uma cultura de paz. Criado em 2003, o programa já beneficiou mais de 20 mil alunos de escolas públicas em 13 cidades brasileiras.

O projeto prevê a realização de oficinas musicais e a formação de grupos como os Núcleos de Agitação Cultural, os Pequenos Embaixadores da Paz – que depois formam as Orquestras Brasileiras, as baterias-mirins e os aprendizes de áudio. Os participantes dos núcleos aprendem e desenvolvem atividades culturais para toda comunidade escolar. Os integrantes da Orquestras Brasileiras foram selecionados segundo critérios de comprometimento e aptidão e recebem formação musical direcionada, tornando-se responsáveis por levar às suas comunidades mensagens de paz e cidadania.

Com o TIM Música nas Escolas, os participantes passam a ter aulas de aprofundamento musical, por meio de parcerias locais da TIM com escolas de música e instituições, que visam a formação de pequenas orquestras brasileiras em suas cidades.

Centro Educacional Pilar Velazquez - Fundado em 21 de Março de 1994, o Centro Educacional Pilar Velazquez é referência como espaço de identidade e cultura surda. A escola obedece ao currículo formal da Secretaria Municipal de Educação e possui registro como escola bilíngüe de educação de surdos no Município do Rio de Janeiro e no Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Os alunos atendidos vêm de escolas regulares, com histórias de repetência, baixa autoestima e sem nenhuma língua de comunicação e expressão. Por isso, o Centro Educacional Pilar Velazquez investiu, desde o início, no aprendizado da Língua de Sinais, contratando professores que possuíam domínio da língua e profissionais surdos para suporte lingüístico aos professores não surdos, fortalecendo a identidade dos alunos. O colégio oferece ainda apoio psicológico, palestras e ensino da Língua de Sinais para as famílias.

O Centro Educacional Pilar Velazquez fica no bairro do Grajaú, zona Norte do Rio de Janeiro e conta, atualmente, com 40 alunos surdos, de famílias de baixa renda, cursando o ensino fundamental de 1º ao 5º ano. A escola é mantida por convênios com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), com a Capemi – Instituto de Ação Social e com o Mosteiro de São Bento, renovados anualmente. O espaço onde funciona é cedido pela Fundação Mokiti Okada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira