Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2007 - 14:32

Turismo de luxo cresce entre os viajantes brasileiros

O mercado de luxo brasileiro esteve em alta nos últimos meses.

Segundo resultados da primeira pesquisa sobre o setor no país, que foi realizada pela MCF Consultoria & Conhecimento em parceria com a GfK Indicator, o segmento de luxo teve um crescimento de 17% no ano de 2006, mudança significativa diante do PIB nacional (3.7%). E acompanhando esse crescimento, o turista brasileiro procura incrementar ainda mais suas viagens, seja com roteiros sofisticados ou com hotéis de alto padrão.

Os viajantes mais exigentes estão em algumas das principais capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Normalmente os turistas que buscam o luxo, optam por roteiros que incluem contato com a natureza sem perder o requinte e alta gastronomia. Portanto serviços adicionais oferecidos são sempre fundamentais para as viagens mais luxuosas. Atenção especial a esse detalhe é a garantia que o turista tem à sua disposição uma equipe de profissionais treinados, que prestam bom serviço de quarto e de restaurante, além de sempre estarem atentos ao conforto do hóspede.

A busca por roteiros internacionais, mais especificamente na Europa, América do Sul (principalmente na Argentina e Chile), Ásia e Estados Unidos, aumentou com o passar dos anos. Segundo levantamento do Banco Central, em março deste ano, os turistas brasileiros deixaram US$ 521 milhões no exterior em despesas com viagens, o que representa 4,62% a mais do que no mês anterior. No mesmo período, os desembarques internacionais cresceram 6,38%, atingindo pouco mais de um milhão, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O sucesso de uma viagem de alto padrão começa na escolha da prestadora de serviço. Falar inglês fluente, dar "dicas" extras (bons restaurantes, o que visitar, onde comprar e mapa da cidade) além de acompanhar os turistas ao hotel e verificar se eles estão satisfeitos com o serviço são um belo diferencial. Oferecer alguns mimos como: flores, frutas ou um bom vinho com um cartão de boas vindas também faz parte de um atendimento de alto padrão e sempre causam uma boa impressão ao hóspede.

O crescimento do turismo de luxo pode ser visto como um fator importante para o desenvolvimento econômico, já que com o aumento da procura por roteiros mais sofisticados, o brasileiro tende a investir muito mais em turismo e lazer. É preciso pensar em estratégias mais luxuosas durante as ações que incentivem o turismo interno, visando que com esse movimento cresça também a procura de roteiros nacionais por turistas estrangeiros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira