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20/03/2010 - 10:29

ThyssenKrupp Elevadores realizaram um estudo para melhorar a qualidade do transporte


Projeto de modernização de elevadores melhora fluxo de passageiros em condomínio comercial, em São Paulo. Um novo sistema da ThyssenKrupp Elevadores de distribuição de chamadas garante transporte mais rápido e inteligente .

O Condomínio Edifícios New York e Los Angeles, empreendimento comercial de alto padrão, localizado à Avenida Franscisco Matarazzo, Barra Funda, São Paulo, investiu na modernização do sistema de elevadores para melhorar o transporte vertical nas duas torres.

Com 100% de ocupação, o condomínio recebe por dia uma população fixa de 5.670 pessoas, além de cerca de 1.200 visitantes, números bem acima do cálculo previsto quando o prédio foi construído em 2001. Diante do adensamento da população, com o aumento de empresas que ocupam as duas torres e o número de usuários, a Prime Gerenciamento, administradora do empreendimento, e a ThyssenKrupp Elevadores realizaram um estudo para melhorar a qualidade do transporte. No total, o condomínio conta com 16 elevadores, oito para cada torre, com 24 paradas que atendem os 20 andares de escritórios, os pisos de garagem e o térreo.

A solução proposta e aplicada com sucesso foi alterar o sistema convencional de chamadas pelo ADC XXI. Inteligente, este sistema distribui os passageiros pelo andar de destino. Assim, as pessoas que vão para o mesmo andar ou próximos são agrupadas no mesmo elevador, evitando viagens desnecessárias e mais longas.

O sistema funciona a partir de um terminal instalado no hall. Depois que passa pela catraca de entrada, o passageiro dirige-se ao terminal e digita o andar para o qual deseja ir. Com base nesta informação, o ADC XXI indica qual elevador irá atendê-lo, levando em conta o seu destino.

A inovação tecnológica foi aplicada em 14 elevadores de uso social das duas torres do condomínio. Em cada torre, foram instalados quatro totens interativos no hall de entrada, sendo que dois com o sistema de voz Digivox, que reproduz o número do elevador que vai atender a chamada, tornando o edifício acesssível aos portadores de deficiência visual, conforme prevê a norma brasileira (NM 313/08). Nos 20 andares de cada torre também foram instalados terminais do ADC XXI.

Segundo Fernando Menani, diretor de Operações da Prime Gerenciamento, a aceitação e a aprovação ao sistema foram imediatas. “Houve uma sensível redução de tempo de resposta dos elevadores estimados em 30%. Além disso, os usuários ficaram plenamente satisfeitos com o novo sistema”. Outro aspecto positivo destacado por ele é a eficiência do sistema, com ganhos operacionais. Antes, os elevadores faziam viagens desnecessárias, as chamadas perdidas, ou seja, a pessoa chamava o elevador, mas por algum motivo acabava não utilizando o equipamento. Com o ADC XXI este problema foi solucionado, com ganhos para o condomínio devido à economia de energia elétrica com os elevadores.

A modernização também contemplou os quadros de comandos para melhorar a performance dos elevadores. Com máquinas gearless, modelo sem engrenagem, os elevadores operam com velocidade de três metros por segundo. [www.thyssenkruppelevadores.com.br]

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