Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2010 - 09:42

Petrobras extrai o primeiro óleo de Tiro e Sídon na Bacia de Santos


A Petrobras comemorou no dia 22 de março (segunda-feira), a bordo da plataforma semi-submersível SS-11 Atlantic Zephyr, e em evento no Hotel Sandri, em Itajaí (SC), o primeiro óleo extraído das acumulações de petróleo de Tiro e Sídon, na Bacia de Santos. Esse projeto dará continuidade ao desenvolvimento das jazidas do Pólo Sul da Bacia de Santos.

Além do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e do diretor de Exploração e Produção da companhia, Guilherme Estrella, participam das solenidades o secretário especial de Articulação Internacional de Santa Catarina, Vinícius Lummertz, representando o governador do Estado; o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini; a senadora Ideli Salvatti e outros gerentes da Petrobras e convidados.

Paralelamente a essas comemorações, aconteceu o batismo da SS-11, que operará no Teste de Longa Duração (TLD) das áreas de Tiro e Sídon. A madrinha da plataforma é a Sra. Cristina Maria Teixeira Leite, técnica de contabilidade sênior da Petrobras. O TLD, que produzirá cerca de dez mil barris de petróleo por dia, tem o objetivo de testar o comportamento dos reservatórios daquelas áreas, que foram descobertas, respectivamente, em julho e setembro de 2008.

Histórico e localização - As jazidas de Tiro e Sídon localizam-se no bloco exploratório BM-S-40, na porção Sul da Bacia de Santos. Elas estão numa área de águas rasas, no pós-sal, a uma profundidade de aproximadamente 250 metros. Essa área fica a 210 quilômetros de Itajaí, no estado de Santa Catarina, e a mesma distância de Ilha Comprida, no estado de São Paulo.

O volume recuperável estimado das acumulações é de aproximadamente 150 milhões de barris de óleo equivalente. Os primeiros resultados das perfurações feitas no local indicam a presença de óleo de boa qualidade, de 34 graus API. A produção do TLD será estocada, inicialmente, no navio-tanque Avaré, um FSO (embarcação flutuante que estoca e escoa o óleo produzido) e transferida em seguida para o continente por navios aliviadores.

O Teste de Longa Duração de Tiro e Sídon será feito em duas etapas: começará com a produção do poço 1-SPS-56, na acumulação de Tiro, por um período de 12 meses. Em seguida, testará o poço 1-SPS-57, na área de Sídon, por igual período. O FSO ficará ancorado entre os dois poços durante o período de teste.

Os resultados a serem obtidos com o TLD iniciado agora serão de grande importância para o desenvolvimento das acumulações de petróleo do Polo Sul da Bacia de Santos. Somados à avaliação dos volumes recuperáveis de outros campos localizados no entorno de Tiro e Sídon, como Cavalo Marinho, Caravela e Estrela do Mar, esses resultados definirão a viabilidade de a empresa instalar, ali, um sistema integrado de produção.

• Acesse aqui a apresentação detalhada sobre o TLD de Tiro e Sídon

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira