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23/03/2010 - 10:12

Conselho Regional de Fonoaudiologia lança publicação sobre Educação

Objetivo é esclarecer sobre a importância da contribuição dos fonoaudiólogos para o aprendizado e o bom desempenho escolar

É grande o número de jovens brasileiros que apresentam dificuldade no aprendizado. Análise dos técnicos da ONG Todos pela Educação dos dados da Prova Brasil 2007 dão conta de que 53,6% dos jovens brasileiros possuem dificuldades de ler e interpretar frases curtas. Também de acordo com os dados do Ministério da Educação (Saeb/Inep), no mesmo ano, apenas 37,5% dos alunos da 4ª série do ensino fundamental do estado de São Paulo aprenderam o conteúdo de Língua Portuguesa esperado para sua série. Para contribuir para a melhora deste quadro preocupante, o Conselho Regional de Fononoaudiologia 2ª Região/SP lança, nno dia 26 de março (sexta-feira), a publicação “Fonoaudiologia na Educação: políticas públicas e atuação do fonoaudiólogo”.

Fruto de discussões da Comissão de Educação do 8º Colegiado da autarquia com a colaboração de fonoaudiólogos com ampla experiência no tema, a publicação aborda temas como Educação enquanto Direito Universal e visa apresentar e discutir a inserção do fonoaudiólogo no âmbito educacional a partir de reflexões sobre as políticas públicas vigentes, os rumos tomados pela Educação no país e ações já desenvolvidas por profissionais que atuam na área.

“A atuação do fonoaudiólogo na Educação é fundamental, pois este profissional tem os conhecimentos que podem ajudar a superar as dificuldades de aprendizagem”, explica a presidente do CRFa. 2ª Região/SP, Isabel Gonçalves. “É imprescindível discutir nossa atuação em área tão estratégica como a Educação e atualizar as políticas públicas relacionadas com o tema”, continua. Isabel lembra que as últimas medidas tomadas pelo Ministério da Educação, que preconiza a inclusão de todos os alunos no ensino regular – inclusive aqueles que antes estudavam em escolas especiais – demanda uma nova estratégia de ação, na qual o fonoaudiólogo é peça fundamental para atuar tanto com os alunos como com a capacitação e o suporte aos professores.

A publicação do Conselho Regional de Fonoaudiologia, voltada aos profissionais da área e gestores da área da educação, ressalta as principais ações que devem ser desenvolvidas pelos fonoaudiólogos na Educação: desenvolver programas de capacitação para os professores; criar e desenvolver programas que visem potencializar as habilidades linguísticas, principalmente as relacionadas à comunicação oral e ao aprendizado da leitura e da escrita; acompanhar alunos que realizam tratamento fonoaudiológico externos à escola; traçar o perfil epidemiológico da comunidade escolar; orientar pais e professores diante de casos específicos; promover palestras sobre linguagem oral e escrita, voz e audição; desenvolver programas de Saúde Vocal do Professor.

. [“Fonoaudiologia na Educação: políticas públicas e atuação do fonoaudiólogo”, dia 26 de março, de 2010, às 19 horas, no Auditório do COREN-SP – Rua Ribeirão Preto, 82 – Bela Vista – São Paulo – SP].

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