Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2010 - 10:25

Resinas plásticas sobem 20% em três meses

O SIMPEP – Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná está preocupado com a situação das indústrias de transformação, que foram surpreendidas com um aumento de 20% nos preços das resinas plásticas e derivados de petróleo nos três primeiros meses do ano. Para evitar uma crise no setor, colapso de fornecimento, atendimento e financeiro é imprescindível o repasse imediato aos clientes.

Segundo a diretoria do sindicato, os reajustes devem ser de 13% a 17%, dependendo do setor e do produto. Esses índices ainda podem aumentar, pois estão surgindo ameaças de novos reajustes nas resinas para os próximos meses, dependendo dos preços deste commodities no mercado internacional e da postura da nova petroquímica nacional que passa a ser um monopólio dirigido pelo Grupo Odebrecht e pela Petrobrás.

Sem poder de negociação com a petroquímica que repassa rapidamente os reajustes, a situação das indústrias de transformação plástica no Brasil é muito delicada.

Uma alternativa para o setor seria a importação, mas segundo o sindicato, a pouca oferta de algumas resinas no mercado internacional, o preço elevado e, principalmente o imposto de importação estabelecido em 14%, acabam com as esperanças dos empresários de se manterem competitivos no mercado. O SIMPEP também lembra que o imposto tornou-se desnecessário, uma vez que foi criado para proteger as indústrias quando ainda existia um complexo petroquímico nacional composto por várias empresas. Hoje se tornou o grande problema para o desenvolvimento das indústrias de transformação, que poderiam encontrar na importação uma alternativa para fugir do monopólio.

O Brasil tem as resinas mais caras do mundo e o cenário está cada vez pior. Após as três altas consecutivas de preço existe informação de um quarto aumento ainda para este mês, o que vai prejudicar diretamente a todos os brasileiros, relata o sindicato.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira