Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2010 - 11:25

Posicionamento da Interfarma - Retaliação cruzada

Desde agosto do ano passado, quando o Brasil obteve na Organização Mundial do Comércio (OMC), o direito a aplicar sanções contra os Estados Unidos no contencioso sobre subsídios concedidos a agricultores norte-americanos, a Interfarma mantém a mesma posição e afirma que: . Apenas a negociação de compensações aos agricultores brasileiros levará este assunto a uma solução satisfatória. O contencioso agrícola é a causa do problema e nele estará também sua solução, sob pena de não serem atendidos os interesses de nenhuma das partes envolvidas.

· Considera que o Governo brasileiro tem estado aberto ao diálogo com os setores envolvidos e atuado de forma cautelosa já que, mais do que ninguém, sabe que a retaliação não resolve a questão agrícola e cria conseqüências que não são desejáveis em um momento tão importante e positivo para o nosso País.

. A análise de situações similares ocorridas com outros países no âmbito da OMC traz uma lição importante. As retaliações autorizadas pela OMC não foram aplicadas, mas deram lugar a uma produtiva negociação de compensações.

. A publicação da Resolução número 16 da CAMEX, contendo uma lista de potenciais setores a serem atingidos na hipótese de retaliação cruzada, não altera a posição da Interfarma e de seus associados. Ao contrário, a Resolução torna mais evidente a necessidade de um entendimento na medida em que permite avaliar os prejuízos que o País poderia ter se houver um desfecho negativo nas negociações. E, por esta razão, espera que os próximos dias sejam marcados por uma efetiva negociação, com propostas e ações concretas, em torno do real assunto em discussão – os subsídios agrícolas condenados pela OMC e as formas de compensação aos agricultores brasileiros.

Perfil- A Interfarma – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa é a entidade que congrega as indústrias farmacêuticas instaladas no Brasil, responsáveis por promover e incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos no país. Fundada em 1990, hoje, a Interfarma reúne mais de 30 laboratórios, que representam 57% do mercado brasileiro de medicamentos.

A Interfarma é membro e representante da International Federation of Pharmaceutical Manufacturers Associations (IFPMA) e suas Associações e também da Pharmaceutical Research and Manufacturers of América (PhRMA). [ www.interfarma.org.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira