Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2010 - 11:25

COB participa de reunião de chefes de missão dos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010

Adriana Behar será a chefe de Missão Brasileira. Patrícia Freitas participa do programa de Jovens Embaixadores dos Jogos.

A medalhista olímpica Adriana Behar, chefe da Missão Brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude, e o superintendente executivo de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcus Vinicius Freire, participam, desta segunda-feira (dia 22) até a quinta-feira, do Seminário de Chefes de Missão do evento, em Cingapura, local que receberá pela primeira vez a competição esportiva voltada para atletas de 14 a 18 anos. O encontro reunirá representantes de 201 Comitês Olímpicos Nacionais (CONs), que conhecerão as instalações esportivas e participarão de apresentações de todas as áreas funcionais Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecem de 14 a 26 de agosto de 2010. A reunião terá ainda a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge.

Paralelamente ao encontro de Chefes de Missão, Cingapura receberá o Seminário sobre os programas de Cultura e Educação dos Jogos Olímpicos da Juventude. O evento terá a presença de 30 jovens embaixadores, indicados pelo COI e pelo Comitê Organizador, entre eles a velejadora brasileira Patrícia Freitas, que representou o Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Patrícia terá a oportunidade de participar das atividades educacionais e culturais preparadas para os atletas, que acontecerão durante o evento em agosto, e ajudar a promovê-las. Durante os Jogos, Patrícia será assistente de Adriana Behar. “O Comitê Olímpico Brasileiro está entusiasmado com a realização dos Jogos Olímpicos da Juventude, uma grande iniciativa do Comitê Olímpico Internacional. Uma prova de nosso comprometimento é o envio de duas mulheres olímpicas como Chefe de Missão e Embaixadora do evento. Desta forma, seguimos trabalhando na renovação dos quadros de gerenciamento do esporte brasileiro, sempre valorizando a experiência do atleta olímpico”, disse o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire.

Chefe de Missão - Adriana Behar, ao lado de Shelda, formou uma das mais vitoriosas duplas de vôlei de praia da História e agora encara um novo desafio. A carioca está sendo preparada desde os Jogos Sul-americanos de Praia, em dezembro de 2009, para ser a primeira mulher a chefiar uma Missão Brasileira organizada pelo COB. Na edição inaugural dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, Adriana será a responsável por todos os assuntos que envolvem a Delegação Brasileira. A ex-atleta destaca a importância deste primeiro encontro entre os Chefes de Missão e a organização dos Jogos. “Esse seminário será fundamental. É a minha primeira participação oficial neste cargo e estou muito animada. Espero cumprir as expectativas e dar um retorno positivo ao COB. Estou aberta para aprender e receber todas as informações para voltar com uma boa base e contribuir para a organização da Delegação Brasileira. O evento será a chance de entendermos todos os processos da organização para elaborarmos nossa logística”, destacou Adriana.

Marcus Vinicius Freire, que ocupou o cargo de Chefe de Missão nas últimas três edições de Jogos Olímpicos e Pan-americanos, acompanhará Adriana Behar em Cingapura para transmitir experiência e apoiar a medalhista olímpica. “Esta é a primeira vez da Adriana e a minha sexta. Quero dar o suporte necessário para que ela se sinta a vontade nesta posição. Minha presença será importante para apresentá-la aos membros do COI e do Comitê Organizador, além de mostrar o funcionamento deste tipo de reunião. É um evento de extrema importância, pois os organizadores transferem o conhecimento de todas as áreas aos participantes. A Adriana está qualificando-se, dedicando-se integralmente e acreditamos muito que ela se sairá muito bem em Cingapura”, explicou Marcus Vinicius.

A presença de Marcus Vinicius foi comemorada por Behar. “Sua bagagem no comando das Delegações Brasileiras vai me ajudar muito. Ele está me deixando a vontade e dando importantes conselhos. Estou muito atenta e aberta a todo esse aprendizado. Quero abraçar essa oportunidade da melhor maneira possível e trabalhar em prol do esporte brasileiro”, afirmou Adriana, que desde janeiro está debruçada no Dossiê de Chefe de Missão, publicação de cerca de 500 páginas contendo todas as informações sobre o evento esportivo. “Virou meu livro de cabeceira”, brinca.

O encontro reunirá representantes de todos os Comitês Olímpicos Nacionais filiados ao COI, onde serão transmitidas informações sobre todas as áreas da organização dos Jogos Olímpicos da Juventude. As áreas funcionais também terão stands para apresentar mais detalhes de seus projetos. Assim, o COB aproveitará a oportunidade para definir importantes procedimentos da logística da delegação brasileira, como transporte, comunicação, material de informática, entre outros.

Já o Seminário sobre os programas de Cultura e Educação dos Jogos Olímpicos da Juventude será uma oportunidade para que todos os Embaixadores participem de várias experiências culturais locais. O ponto alto do programa será um encontro com o presidente do COI, Jaques Rogge, que mostrará a todos os participantes sua visão do Movimento Olímpico e a importância dos Embaixadores para o sucesso dos Jogos. O papel dos Embaixadores é encorajar a participação dos atletas de seus países nas atividades culturais e educacionais que serão realizadas durante os Jogos, além de dar suporte ao Chefe de Missão no evento.

O Time Brasil poderá ter em Cingapura até 70 atletas de modalidades individuais, além de dois esportes coletivos. A primeira edição Jogos Olímpicos da Juventude reunirá cerca de 3.600 atletas, entre 14 e 18 anos, que competirão em 26 modalidades esportivas. | www.cob.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira