Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2010 - 12:32

Ruptura no Varejo: saiba como evitar

Quem já não chegou a um supermercado e se deparou com a falta do produto procurado? Essa sensação de frustração e perda de tempo gera uma série de prejuízos e consequências que hoje já podem ser evitados.

A falta do produto na gôndola caracteriza a Ruptura, infelizmente, muito conhecida no setor varejista. Segundo um estudo feito pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, de São Paulo, a taxa média de ruptura nos supermercados paulistas de todos os portes é de 8,3%, o que significa que, a cada cem produtos, mais de oito estão em falta no momento da compra.

Quando essa situação acontece, o consumidor tem três opções a fazer: deixar de realizar a compra por ser fiel ao produto e à loja, procurar o produto em outra loja ou mudar a marca do produto e optar pelo concorrente. Independente da escolha, um cenário como esse sempre gera perdas, não só para a indústria e o varejo, mas também nas relações de fidelidade do consumidor com a marca e com a loja.

A causa dessa falha pode ir desde o fornecimento dos insumos da indústria até o reabastecimento da gôndola na loja. Por isso, acredito que seja extremamente importante que o varejista monitore o estoque e o endereço de exposição, ou seja, a entrada e a saída dos produtos. Além disso, é preciso entender as causas que levaram à falta do produto, fazer uma análise das intervenções possíveis para eliminar o motivo e prever algumas mudanças nos procedimentos para evitar que o problema se repita.

Após detectar todo esse cenário negativo causado pela ruptura, e perceber que esse processo não é nem um pouco fácil e simples de resolver, reuni a minha equipe decidido a desenvolver um sistema que pudesse controlar a movimentação e o percurso dos produtos, eliminando, definitivamente, essa falha. Depois de um ano inteiro dedicado a esse projeto, conseguimos finalizá-lo e colocá-lo em teste numa das maiores lojas desse setor, o Atacadão. Num primeiro momento, fizemos uma série de ajustes e adaptações, de acordo com as demandas percebidas, observando o sistema em ação, e hoje temos resultados positivos e surpreendentes!

Além de eliminar a ruptura, o sistema oferece informações imediatas sobre o produto, gera tarefas de ressuprimento pró ativamente ou imediatamente após identificar uma ruptura de exposição, verifica se o preço indicado na etiqueta afixada na gôndola está correto, entre outros serviços indispensáveis. Esse sistema, o RuB, é hoje a melhor solução encontrada para a ruptura e o fim da preocupação do consumidor com a falta dos produtos procurados.

. Por: Irineu Fernandes, diretor da G.I.C – Gerenciamento, Informação e Consultoria, e responsável pela criação e implantação do sistema RuB, que controla a falta de produto no endereço de exposição na área de venda.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira