Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2007 - 15:00

Petrobras e Sonatrach assinam Memorando de Entendimentos


Parceria no suprimento de GNL será um dos temas em estudo

A Petrobras firmou um Memorando de Entendimentos (MoU, sigla em inglês) no dia 26 de maio (sábado), com a estatal argelina Sonatrach, maior empresa de petróleo do continente africano e 12ª no mundo segundo a PIW (Petroleum Intelligence Weekly), para estudar, entre outros projetos, uma possível cooperação no suprimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) para atender os terminais de importação do produto que estão sendo implantados pela Petrobras em Pecém (CE) e na Baía da Guanabara (RJ). O acordo, assinado na Argélia, estabelece ainda a realização de estudos na exploração e produção de blocos onshore, e especialmente offshore, no Brasil, na Argélia e em países de comum interesse.

As duas companhias já possuem longo relacionamento comercial envolvendo, principalmente, petróleo, nafta e GLP. Com este Memorando serão criados grupos de trabalho que se reunirão periodicamente para discutir as oportunidades de cooperação. Entre os pontos que as empresas avaliarão também se incluem o possível aumento e desenvolvimento de novas operações comerciais com petróleo e derivados, entre as partes, oportunidades na área petroquímica e de refino, além da avaliação da participação da Petrobras no Instituto Argelino do Petróleo (IAP).

A Petrobras e a Sonatrach também estabeleceram um contrato de suprimento de GNL na modalidade Master Agreement, com cláusulas gerais que estabelecem as bases entre as duas empresas para uma possível compra e venda de GNL.

O Memorando de Entendimentos foi assinado pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo e pelo presidente e diretor geral da Sonatrach, Mohamed Meziane. O Master Agreement foi assinado pelo diretor da área de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, e pelo Vice-Presidente Executivo da Sonatrach, Chawki Rahal. A parceria entre as duas companhias tem o apoio dos governos dos dois países. Estiveram presentes à cerimonia de assinatura dos acordos o Ministro de Minas e Energia da Argélia, Chakib Khelil, e o embaixador do Brasil na Argélia, Sérgio Danese.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira