Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2010 - 12:36

Agropalma incentiva colaboradores a concluírem os estudos

Com 28 anos de atuação no Estado do Pará, o Grupo Agropalma tem como uma de suas prioridades sociais o acesso à educação. Esse compromisso se reforça todos os anos com a oferta de ensino básico na escola mantida pela própria empresa e com parcerias feitas com universidades. Este ano a Agropalma comemora um novo feito: conseguiu trazer de volta para a sala de aula 157 colaboradores e 63 dependentes (filhos e esposas/maridos) que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos.

A ação acontece por meio do Programa Educação de Jovens e Adultos da Agropalma (EJA), que funciona como um supletivo. O EJA acontece na própria Escola Agropalma, localizada no Complexo Agroindustrial, em Tailândia, interior do Pará. Lá os colaboradores foram estimulados a retomar os estudos por meio de um plano de incentivos, que inclui prêmios pelo esforço e dedicação aos estudos, desde uma ajuda financeira até uma viagem para Belém e ainda o subsídio de uma parte do valor do material didático. Além de todas essas vantagens, os cursos são totalmente gratuitos.

Também houve uma mobilização em todas as áreas da empresa, que contou com a ajuda dos gestores e dos próprios colaboradores para convencer os colegas que não tinham terminado os estudos a voltar para a sala de aula. Diversas peças de comunicação, como faixas e banners, também chamavam a atenção para atrair mais adeptos.

“A adesão foi surpreendente. A meta inicial, que era de atrair 180 pessoas para a escola, chegou a cerca de 250 pessoas matriculadas. As turmas são formadas por colaboradores de todas as áreas do Complexo, sendo que a maioria trabalha nos departamentos ligados às atividades agrícolas, e também por alguns dependentes de colaboradores”, conta a diretora da Escola Agropalma, Jane Buecke. E mais: a procura foi tão grande que já há lista de espera. “O apoio de todos, principalmente dos gestores, foi fundamental para chegarmos a este resultado”, ressalta.

Os colaboradores podem agora concluir seus estudos em uma escola de qualidade, que possui professores capacitados, salas climatizadas, laboratórios de informática e ciências, biblioteca e método de ensino fácil e rápido. As aulas acontecem à noite e em horário especial, de forma a não prejudicar o rendimento e o tempo de descanso do colaborador. Os estudantes também possuem transporte apropriado para levá-los até a escola e, após as aulas, para retornar às vilas onde eles moram.

Educação como compromisso- O Grupo Agropalma mantém um histórico que reforça o seu compromisso social em desenvolver, qualificar e capacitar seus colaboradores, facilitando o acesso à educação. A empresa criou em 1986 a Escola Agropalma, que oferece gratuitamente ensino de qualidade desde o nível infantil até o nível médio para colaboradores e seus familiares que moram no Complexo Agroindustrial, situado no município de Tailândia, distante 150 km de Belém.

A Escola possui hoje cerca de 600 alunos e trabalha com o Sistema Positivo de Ensino. Além disso, o Grupo também já formou duas turmas de graduação em parceria com a Universidade da Amazônia, uma das mais conceituadas da região. Há pouco tempo, a empresa também finalizou um curso de pós-graduação in company realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição reconhecida nacionalmente.

Grupo Agropalma [www.agropalma.com.br] - Com 65 mil hectares de reservas florestais, 39 mil hectares de áreas de plantios e 5 indústrias de extração de óleo bruto situados nos municípios de Tailândia, Acará, Moju e Tomé-Açu, a 150 quilômetros de Belém – na capital estão a refinaria, a fábrica de gorduras vegetais e margarinas e a usina de biodiesel –, a Agropalma é o maior produtor individual de óleo de palma da América Latina.

Responsável pela geração de mais de 5 mil empregos diretos, o grupo vem investindo há 28 anos na região Amazônica com a implantação de seu complexo agroindustrial, que contempla o plantio da palma e a produção de óleo para o abastecimento dos mercados nacional e internacional.

Essa iniciativa fez com que a empresa desenvolvesse uma infraestrutura de apoio na região: criação de malha viária, agrovilas com residências, alojamentos, clubes recreativos, refeitórios, ambulatórios, farmácia, escola de ensino infantil, fundamental e médio, com instalação de energia elétrica, abastecimento de água e assistência médica. Essas atividades geram receita e proporcionam melhoria do nível de vida dos funcionários e da população residente nas comunidades próximas que, direta ou indiretamente, possuem algum tipo de relacionamento com a companhia.

Já foram empregados cerca de US$ 250 milhões no empreendimento, valor que traduz o maior investimento que uma instituição de capital privado nacional já realizou em cultura de palma na América Latina. Isso comprova o compromisso da Agropalma em promover o desenvolvimento sustentável, conciliando atividades produtivas ambientalmente corretas com o desenvolvimento social, a partir de alternativas econômicas viáveis para a região.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira