Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2010 - 07:41

Fujitsu PRIMERGY CX1000 re-escreve regras de preço-desempenho para computação em nuvem

Fujitsu apresenta revolucionária arquitetura escalável “Cloud eXtension” e elimina a necessidade de “corredor quente”.

São Paulo ? A Fujitsu está definindo novas regras para o datacenter com o lançamento do revolucionário servidor PRIMERGY Cloud eXtension. O PRIMERGY CX1000 oferece níveis inéditos de escalabilidade horizontal, ideais para os ambientes de computação em nuvem, e estabelece novos padrões de economia no centro de dados com a otimização dos custos operacionais associados a energia, aquecimento e espaço.

O PRIMERGY CX1000 foi concebido a partir do zero para fornecer a máxima potência computacional por metro quadrado com o menor custo de propriedade possível, reunindo 38 nós de servidores em um único rack para proporcionar economia de pelo menos 20% em energia e refrigeração em comparação à estrutura padrão de rack de servidores. O PRIMERGY CX acrescenta uma nova classe de servidores à atual linha de modelos Fujitsu x86 PRIMERGY blade (BX), rack (RX) e torre (TX) e se torna um marco da estratégia geral de Infrastructure-as-a-Service da Fujitsu, com o qual a companhia dá mais um passo rumo a um modelo de entrega de serviços de TI baseado em plataforma e orientado a serviços.

Com o PRIMERGY CX1000, a Fujitsu apresenta uma nova e criativa arquitetura Cool-Central™ que também proporciona economia de espaço no datacenter ao acabar com a necessidade do “corredor quente”, o espaço atrás dos racks onde o ar quente é expelido dos servidores em funcionamento. O PRIMERGY CX1000 possui uma chaminé interna que conduz o ar quente até o topo de um rack de tamanho padrão. Filas de racks PRIMERGY CX1000 podem ser posicionadas de costas umas para as outras, resultando em até 40% de economia de espaço.

Esta abordagem revolucionária também se traduz em significativa redução das emissões de carbono, beneficiando os operadores do datacenter. O grupo Fujitsu promove uma iniciativa ecológica global de tecnologia da informação e da comunicação, “Green Policy Innovation”, que visa auxiliar os clientes a cumprir seus compromissos ambientais. Tecnologias inovadoras como o PRIMERGY CX1000, desenvolvido para reduzir drasticamente o impacto ambiental, serão muito importantes para o cumprimento desta missão.

Um design que retoma o básico - A abordagem de “volta ao básico” do PRIMERGY CX1000 para componentes individuais elimina a necessidade de redundância total do sistema e de componentes hot-pluggable. Em aplicações altamente escaláveis e ambientes de sistemas totalmente virtualizados, serviços em servidores que não respondem são simplesmente transferidos para outro servidor via software e reiniciados.

O conceito de design simplista do PRIMERGY CX1000, baseado em componentes prontos, prevê a substituição de nós individuais de servidores em caso de falha do sistema – e, em seguida, a substituição offline dos componentes danificados. O processo de adição e remoção de nós é muito rápido, graças à infraestrutura compartilhada do PRIMERGY CX1000, que centraliza a distribuição de energia e a refrigeração.

“As demandas no campo da computação em nuvem aprisionaram os operadores do datacenter em um círculo vicioso de desempenho e custo”, disse Jens-Peter Seick, vice-presidente sênior da Divisão de Servidores x86 da Fujitsu Technology Solutions. “Hoje, batalhas são ganhas e perdidas no plano de preço-desempenho. Com o PRIMERGY CX1000, disponibilizamos uma solução que vai além do desempenho de escala horizontal dos servidores em rack sem ultrapassar orçamentos, o que é especialmente atrativo nos ambientes de computação em nuvem.”

O sistema PRIMERGY CX1000 vem com o processador de última geração Intel® Xeon® 5600, que atinge níveis sem precedentes de potência de processamento. “A Intel e a Fujitsu têm uma longa e bem-sucedida história de colaboração para levar ao mercado combinações valiosas de servidores PRIMERGY baseados em Intel”, disse Raejeanne Skillern, diretor de Marketing de Cloud Computing da Intel Corporation. “Com o lançamento do novo processador Intel Xeon 5600 (nome de código Westmere-EP), a Intel saúda a nova geração de amplas soluções de servidores da linha de produtos Fujitsu PRIMERGY e está especialmente satisfeita com o novo PRIMERGY CX1000.”

Background Técnico-A Fujitsu trouxe o design de servidor de volta ao básico para disponibilizar o novo PRIMERGY CX1000 com níveis inigualáveis de escalabilidade horizontal e estabelecer novos padrões de economia no datacenter com a otimização dos custos operacionais associados a energia, aquecimento e espaço.

O PRIMERGY CX1000 reúne níveis extremos de desempenho em um chassi de rack tamanho padrão, com capacidade para 38 nós de computação em um rack 1U padrão: bandejas de servidores PRIMERGY CX120 S1. O sistema suporta o processador Intel® Xeon® 5600 de última geração, que proporciona níveis inéditos de potência de processamento.

O PRIMERGY CX120 S1 adota um conceito de design baseado na utilização de componentes prontos que permite a substituição da bandeja inteira em caso de falha do sistema – e, em seguida, a substituição offline de componentes danificados. O processo de adição e remoção de bandejas de servidores é muito rápido, graças à infraestrutura compartilhada do PRIMERGY CX1000, que centraliza a distribuição de energia, a conectividade em rede e a refrigeração.

Perfil- A Fujitsu é líder no fornecimento de soluções de negócio baseadas em TI para o mercado mundial. Com aproximadamente 175 mil funcionários suportando clientes em 70 países, a Fujitsu combina um quadro mundial de especialistas em sistemas e serviços com produtos de computação e comunicação extremamente confiáveis e microeletrônic avançada para oferecer valor agregado aos clientes. A Fujitsu Limited (TSE:6702), com sede em Tóquio, registrou receitas consolidadas de 4,6 trilhões de ienes (aproximadamente 47 bilhões de dólares) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009. | www.fujitsu.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira