Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2010 - 07:51

Investimento em gestão eleva qualidade dos hospitais

Hospitais do Espírito Santo já investem na contratação de administradores para garantir resultados mais eficazes e contribuir para o crescimento do setor hospitalar capixaba.

Problemas como ineficiência, desordem, baixa qualidade no atendimento, falta de manutenção de equipamentos, tanto na rede hospitalar pública como na privada começam a ser superados no Espírito Santo. Isso, graças à profissionalização da gestão de hospitais com a contratação crescente de administradores.

Por muitos anos no Estado era comum que redes hospitalares fossem administradas por profissionais da própria área, em sua maioria médicos, que conhecem intimamente os problemas operacionais dessas instituições, mas desconhecem os procedimentos administrativos intrínsecos a elas.

Os hospitais Evangélico, de Vila Velha, e Santa Rita, de Vitória, já são exemplos de gestão eficiente no Espírito Santo. Há quatro anos o Evangélico investiu na inclusão de administradores em seu quadro profissional, e conforme conta o gerente administrativo da entidade, Oscar Rodrigues de Souza, o hospital apresenta significativa recuperação em termos de melhoria na qualidade dos serviços.

Evangélico- O Hospital Evangélico de Vila Velha é filantrópico e por vezes não consegue cobrir seus custos reais. Através de parcerias com os Governos Estadual e Federal, a entidade busca, além do assistencialismo, atingir a autosustentabilidade.

Para alcançar esse objetivo, os profissionais desenvolveram um diagnóstico da situação do hospital, traçando um planejamento estratégico participativo, a fim de implementar ferramentas de qualidade. “No começo tivemos dificuldade em estabelecer prioridades. Mas buscamos ferramentas para conseguir definir quais investimentos faríamos primeiro”, conta o administrador do Hospital Evangélico.

Santa Rita- No setor privado de saúde a falta de uma estruturação profissional adequada é ainda uma das dificuldades enfrentadas, como acredita o diretor geral do hospital Santa Rita, Oscar Alvim. Mas, segundo ele, nota-se no Estado um desenvolvimento no sentido de superação dessas deficiências, com investimento em especializações por parte dos profissionais e mais atenção à gestão hospitalar.

A diferença da gestão realizada pelo administrador, daquela desenvolvida por um leigo é justamente a capacidade de planejar e organizar embasado em conhecimentos da ciência da administração.

No hospital Santa Rita, traçar um plano de estratégias foi importante para o desenvolvimento. “Os aspectos relativos ao planejamento estratégico são sempre presentes e essenciais. Nunca devemos caminhar sem saber onde queremos chegar”, informa Oscar Alvim.

Gestão- A aplicação do conhecimento administrativo eleva a qualidade da gestão. A administração eficiente acontece exatamente quando o gestor produz mais ações a partir de um mesmo recurso, o que é fundamental em se tratando de gestão hospitalar.

“São os conhecimentos específicos da administração que permitem a gestão mais eficaz para alcançar resultados significativos, o que os hospitais do Espírito Santo realmente precisam”, destaca o presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo, Hércules da Silva Falcão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira