Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2010 - 07:58

Cresce número de hospitais-dia no país

Somente no RJ, aumento foi de 175% nos últimos três anos. Procedimentos chegam a ser 50% mais baratos que quando realizados em hospitais gerais. Médicos apontam vantagens dos hospitais-dia.

Em todo o país eles já somam 359 unidades, conforme o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, ligado ao banco de dados do Sistema Único de Saúde, da Secretaria de Atenção à Saúde/Ministério da Saúde. A maior concentração está nas cidades de São Paulo, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro. Apenas no Rio, o aumento dos chamados hospitais-dia foi de 175% nos últimos três anos.

A crescente oferta demonstra que a demanda também aumentou. A explicação pode estar na relação custo-benefício. “Para o consumidor final, um procedimento feito em clínica pode sair por 1/3 do valor de um hospital de grande porte”, afirma o médico Milton Nahon, especialista em cirurgia plástica. Segundo ele, os custos dos procedimentos estéticos são de 30 a 50 % mais baixos que quando realizados em hospitais convencionais. “Só realizo em hospital de grande porte as cirurgias reparadoras”, diz Nahon, ressaltando que sempre leva em consideração a estrutura necessária e a segurança do paciente.

Cirurgiã vascular, Esmeralda Alinson foi outra que aderiu às cirurgias em hospitais-dia há cerca de 5 meses. “Utilizo os hospitais para cirurgias de grande porte ou quando o histórico do paciente requer cuidado especial que eleva o risco cirúrgico, já que os hospitais ‘convencionais’ têm melhor estrutura para atender situações adversas”, explica a médica, que aponta ainda as vantagens das cirurgias de pequeno e médio portes serem realizadas em hospitais-dia: maior agilidade no atendimento da marcação e cumprimento nos horários das cirurgias, o que não gera atraso no mapa cirúrgico, sendo bom para a equipe cirúrgica e para o paciente, já que não aumenta sua ansiedade com o possível atraso.

Adepto ao hospital-dia, o dermatologista Flávio Luz há dez anos utiliza esse tipo de serviço para realizar cirurgias dermatológicas. O médico aponta as vantagens de utilizar o hospital-dia: praticidade, desburocratização, custos menores. “Quando comecei, a oferta de hospitais-dia era reduzida. Hoje, há mais opções e melhor qualidade de infraestrutura. Atualmente, 50% das cirurgias que realizo são feitas em hospitais desse porte”, complementa.

Investimento certo - A experiência em administração da clínica Oftalmo Day Tijuca e as conversas com cirurgiões motivaram a família Lobo a investir em um hospital-dia. “Todos apontavam a necessidade de um atendimento ágil para cirurgias de curta duração, com conforto, acolhimento e segurança para cirurgiões e pacientes. Traçamos alguns cenários e decidimos investir nesse negócio”, assegura o administrador Alexandre Lobo, que previu o retorno do investimento em quatro anos. “Em apenas um ano e meio, o resultado já começa a aparecer: o número de cirurgias mensais e o de médicos que utilizam o hospital dobraram; saímos de uma situação deficitária e atingimos o equilíbrio financeiro”, comemora o diretor-administrativo do Rio Day Hospital, localizado na Tijuca (RJ).

O administrador adianta que até agosto, o Rio Day terá mais dez leitos. “Estamos melhorando a infraestrutura com o objetivo de aumentar em 15% nossa carteira de planos de saúde e de clientes”, afirma ele, destacando que o Rio Day disponibiliza ainda gratuitamente consultório para seus parceiros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira