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24/03/2010 - 07:58

Projetos usam novas tecnologias de comunicação para divulgar ações

Os projetos que fazem parte da Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral estão sendo divulgados pelas novas tecnologias de informação e comunicação. As novas mídias, em particular a Internet e as redes sociais, viabilizam a divulgação dos conceitos associados à educação em tempo integral, base do programa implementado pelo Fundo Juntos pela Educação, formado por Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae.

O próprio Fundo Juntos pela Educação lançou novo site na Internet, com informações completas sobre o Programa e os projetos desenvolvidos em Campinas (SP) e na Paraíba. No site ( www.juntospelaeducacao.com.br) estão seções como “Você repórter” (com reportagens confeccionadas pelos jovens dos projetos), “Galeria de Trabalhos” (fotos sobre a arte e cultura produzidos nos territórios envolvidos) e “Conhecimento compartilhado” (dossiê com artigos sobre temas ligados à educação em tempo integral).

Os sites de organizações ligadas aos projetos, do mesmo modo, estão multiplicando informações sobre as ações que serão realizadas ao longo de 2010. Caso do site, totalmente remodelado, da APÔITCHÁ (www.apoitcha.org), proponente do Projeto “Roda, Rede! Prevenção, Letramento e Inclusão Social”, de Lucena (PB). A ONG também divulga suas ações nas redes Twitter, Facebook e Orkut.

Também na Paraíba, ações do Projeto “Educação: (Con) Vivência Integral” são divulgadas no site e no blog da Casa Pequeno Davi (www.pequenodavi.org.br e www.casapequenodavi.blogspot.com). O projeto é desenvolvido na região do Varadouro-Roger, em João Pessoa (PB). Rodas de leitura, atividades recreativas e de educação ambiental são algumas das ações previstas no contexto do projeto para 2010.

Ainda em João Pessoa, vídeos com ações ligadas ao Projeto “Rede de Saberes”, implementado na região do Mangabeira, já foram veiculados no Youtube.Com. Ações como apresentações da Orquestra Soprânica Zumbi dos Palmares. O “Rede de Saberes” prevê várias atividades culturais, esportivas e de incentivo à leitura ao longo da Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral. Uma educação que hoje também considera, necessariamente, o desafio das novas mídias.

A rica biodiversidade existente na Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas está por sua vez documentada no site da Jaguatibaia Associação de Proteção Ambiental ( www.jaguatibaia.org.br), que integra o Projeto “Pacto Sustentável”. O projeto é implementado no Distrito de Sousas, localizado na APA de Campinas, onde estão as maiores matas de vegetação nativa remanescentes no município. O esforço da Jaguatibaia em divulgar a diversidade de espécies vegetais e animais existentes nesse território está em consonância com as diretrizes do Ano Internacional da Biodiversidade, como 2010 foi considerado pelas Nações Unidas.

Atividades de educação ambiental vinculadas ao Projeto “Pacto Sustentável” estão previstas para a área do Viveiro Comunitário administrado pela Jaguatibaia no distrito de Joaquim Egídio, situado na APA-Campinas. Um dos propósitos do Viveiro é contribuir com o reflorestamento com mudas nativas na região da bacia do rio Piracicaba, onde está situado o município de Campinas. | www.juntospelaeducacao.com.br

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