Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2010 - 08:05

Seminário “Porto sem papel – o caminho inteligente da carga” discute projeto da Secretaria Especial de Portos

Inscrições gratuitas pelo site www.unaeventos.com.br/portosempapel.

A Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Transportadoras de Contêineres – ABTTC – promove o Seminário “Porto sem papel – O caminho inteligente da carga”, no dia 31 de março (quarta-feira). Dirigido aos profissionais que atuam nas diferentes áreas do Comércio Exterior, em especial nas operações que envolvem os portos brasileiros, o seminário, de caráter técnico-administrativo, acontece na sede da FIESP em São Paulo e conta com palestras e mesa redonda final, para debater temas como “A importância da facilitação no Comércio Exterior”, “Uma nova marca na gestão portuária brasileira”, “Rastreamento de cargas”, “Porto sem Papel – A janela única brasileira” e “Os anuentes do porto e o Porto sem papel”.

Criado pela Secretaria Especial de Portos da Presidência da República – SEP em parceria com o Serviço Federal de Processamento de dados – SERPRO - e liderado pelo Subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário, Fabrizio Pierdomênico e pelo Diretor do Departamento de Sistemas de Informações Portuárias, Luis F. Resano, o projeto “Porto Sem Papel” está em sua fase final de implantação, devendo entrar em operação na primeira quinzena de abril. O Porto de Santos será o primeiro a contar com a nova tecnologia e, posteriormente, ainda neste ano, será acompanhado pelos portos de Vitória e Rio. A intenção da Secretaria dos Portos é estender o novo procedimento a todos os portos brasileiros no menor prazo possível.

Com o objetivo de tornar as operações portuárias mais ágeis, integradas, confiáveis, competitivas e transparentes, o “Porto Sem Papel” concentrará todos os dados na chamada “Janela Única”, evitando a multiplicidade de informações e permitindo que todos os órgãos anuentes busquem sua necessidade de informações numa única base de dados. Os principais órgãos envolvidos nas operações de Comércio Exterior como a Receita Federal, Marinha, ANVISA, Ministério da Agricultura, Polícia Federal e Autoridades Portuárias (Companhias Docas), têm suas próprias metodologias, o que resulta na descentralização de dados e consequentemente na perda de produtividade.

Essa falta de padronização leva os portos brasileiros a realizar operações menos velozes, comprometendo a qualidade e, conseqüentemente, a praticar custos menos competitivos em relação aos grandes portos da Europa, Ásia e Estados Unidos. Para se ter uma idéia, o tempo médio de uma embarcação atracada em portos brasileiros é de 5,8 dias, contrastando com as 7 horas de permanência de um navio em portos alemães.

Ao colocar em prática o projeto “Porto Sem Papel” a SEP e o SERPRO trarão mais agilidade e transparência nas operações portuárias, diminuindo o tempo de estadia dos navios em percentuais superiores a 25%. Esses resultados vão ao encontro das expectativas dos segmentos relacionados ao comércio exterior, de tornar os portos nacionais mais competitivos.

Porto sem papel - Os primeiros passos para a implantação do projeto passam por três ações fundamentais: desenvolvimento, processamento e operacionalização do concentrador de dados portuários; o acompanhamento e assessoramento técnico-científico à gestão e à homologação do sistema e, o desenvolvimento, hospedagem e implantação do Portal de Informações Portuárias. Denominado Janela Única este ambiente acessado pela Internet, que abrigará todos os procedimentos realizados nos portos e outros subsistemas previstos pelo projeto.

O Seminário “Porto sem Papel – O caminho inteligente da carga” conta com o patrocínio do Grupo Libra; o apoio institucional da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Codesp, FIESP e da Associação Comercial de Santos. O evento é uma realização da UNA Eventos.

. [Seminário “Porto sem Papel – O caminho inteligente da carga”, n o dia 31 de março de 2010 (quarta-feira),das 08h30 às 18h30, na FIESP, Av. Paulista, 1313 – São Paulo – SP. Inscrições: gratuitas pelo site www.unaeventos.com.br/portosempapel].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira