Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2010 - 08:12

Perfil dos consumidores brasileiros está na mira das empresas

Segmentação da população permitirá alinhar o planejamento estratégico ao tático, viabilizando a busca por vantagem competitiva

São Paulo - Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as empresas precisam encontrar oportunidades inexploradas no mercado e desenvolver estratégias inovadoras. Consciente desta demanda, a Equifax - líder mundial em informação e inteligência para decisão e gestão empresarial - lança em parceria com a Oficina de Valor Consultoria, soluções que detalham o perfil sócio-econômico do consumidor brasileiro.

Desenvolvidas com metodologia exclusiva de análise, as ferramentas utilizam como fonte de dados informações demográficas, características socioeconômicas do local onde as pessoas residem, o ciclo de vida de cada indivíduo e o acesso ao consumo de bens e serviços.

De acordo com Cláudia Mendes, sócia-diretora da Oficina de Valor, as novas soluções para segmentação de mercado permitem que as empresas conheçam melhor seus clientes e prospects, avaliem a aderência das estratégias estabelecidas ou a necessidade de diferentes abordagens e produtos para cada consumidor. "Com isso, campanhas mais eficientes de marketing, prospecção, concessão de crédito e cobrança serão realizadas e as organizações terão resultados mais lucrativos e maior vantagem competitiva", complementa Analía Pinillos, Gerente de Produtos da Equifax.

Ao todo, cinco ferramentas foram elaboradas: Equifax Brasil Matrix, Equifax Cluster Personas, Equifax Classe Econômica, Equifax IDL (Índice de Desenvolvimento Local) e Equifax Renda Presumida. Destacam-se nesse portfólio, o Equifax Cluster Personas, que identifica todos os brasileiros economicamente ativos (com mais de 18 anos e com renda) e o Equifax Brasil Matrix, que apresenta mais de 15 tipos diferentes de famílias dentro da população. De acordo com Analía Pinillos, "se utilizados em conjunto, o Equifax Cluster Personas e o Equifax Brasil Matrix identificam mais de 60 subsegmentos de mercado".

Na prática, todos os produtos permitem combinações para classificar diferentes perfis. Por exemplo, um jovem está classificado no Equifax Cluster Personas como "Jovem Trabalhador"; sua família, segundo o Equifax Brasil Matrix, pertence aos que são "Pressionados em Grandes Centros"; o Equifax IDL aponta que o desenvolvimento do local onde mora é 50, ou seja, mora em condições relativamente boas, se comparados com locais da periferia da cidade onde reside. O Equifax Renda Presumida estima que seu ganho mensal é de R$ 600,00; de acordo com o Equifax Classe Econômica ele e sua família pertencem à classe C1.

De posse destas informações, a empresa que está analisando este jovem concluirá que ele pertence ao grupo das famílias formadas por trabalhadores que nos grandes centros são pressionados pelo consumo e pelo alto custo de vida. Constam como prioridade de seu orçamento individual, gastos com vestuário, telefone celular e transporte coletivo. Embora não tenha concluído o ensino médio, já tem carteira de trabalho assinada. O chefe de família conta com o jovem para pagar suas próprias despesas e ajudar no orçamento familiar. Muitos destes "jovens trabalhadores - pressionados em grandes centros" acabam saindo de casa e formando um novo núcleo familiar, por isso nas estatísticas seu papel familiar está menos para filho e mais para responsável por um domicílio, afirma Cláudia Mendes Nogueira.

Equifax - Provedora do maior banco de dados sobre pessoas físicas e jurídicas da América Latina, a Equifax é líder global no fornecimento de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial. Com mais de 100 anos de existência e presente em 15 países, oferece ao mercado soluções que agregam valor e lucratividade a todo o ciclo de negócios. No Brasil, iniciou suas atividades em 1998, com a aquisição da SCI, empresa fundada em 1974 e pioneira no fornecimento de informações restritivas e positivas sobre pessoas jurídicas no País. | www.equifax.com.br

Oficina de Valor - Fundada em março de 2000, a Oficina de Valor atua no desenvolvimento de soluções analíticas que identificam com efetividade o perfil dos consumidores, potencializando o conhecimento e o relacionamento das empresas com seus clientes e mercados. | www.oficinadevalor.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira