Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2010 - 08:24

Quanto custa salvar uma vida

Você sabe quanto dinheiro é preciso para salvar uma vida? Peter Singer, filósofo, eleito pela revista Times uma das 100 pessoas mais influente do mundo, defende em seu livro “Quanto Custa Salvar uma Vida”, que ações sociais deveriam extravasar a esfera do governo e das corporações para estarem inseridas no cotidiano de cada indivíduo. Pensando nisso, a editora Campus-Elsevier, responsável pela publicação da obra aqui no Brasil, doará 5% do faturamento das vendas para a ONG Instituto da Criança.

De acordo com Peter Singer, é preciso mudar a ótica sobre o que realmente é viver com ética. Para exemplificar, ele afirma que existem bilhões de pessoas no mundo que vivem, por dia, com menos do que muitos de nós pagaríamos por uma garrafa de água. A quantidade de pessoas que sofrem com a pobreza no mundo é absurda: aproximadamente dez milhões de crianças morrem todos os anos por esse motivo. “Os que não sofrem desse mal têm de fazer uma escolha definitiva: não podemos virar as costas para um quinto da população mundial. Temos de ser parte da solução” — comenta.

O livro ressalta sobre o que é preciso para viver eticamente em um mundo onde a atual taxa de mortalidade é maior do que a da Segunda Guerra Mundial. Para ajudar a prover essas mudanças para um modo de vida mais desprendido, o filósofo oferece um plano de sete passos que mistura filantropia pessoal (estima o quanto doar e como fazê-lo), ativismo local (difundir o mundo dentro da sua comunidade) e consciência política (contatar seus representantes para ter certeza de que as políticas de ajuda externa de seu país estão realmente direcionadas para os locais mais necessitados do mundo).

A obra também apresenta o argumento de que o ato de doar ao próximo faz significativa diferença na qualidade de vida da população mundial, sem que haja sacrifícios individuais. O livro é um chamado urgente para agir, um orientador para desenvolver o poder da compaixão combinado a uma rigorosa investigação e raciocínios cautelosos na tentativa de ajudar aos menos favorecidos. “O mundo seria muito mais simples se fosse possível fazer mudanças sociais apenas apresentando um argumento moral consistente” — afirma o autor.

A conceituada publicação de Peter Singer, fundador presidente da Associação Internacional de Bioética, se tornou fonte de informação sobre o assunto e já teve resenhas publicadas nos principais veículos ao redor do mundo: The Financial Times, The Wall Street Journal, The New York Times, The Boston Globe, Publisher’s Weekly entre outros.

Peter Singer lecionou na Universidade de Oxford, La Trobe University e Monash University, e foi professor visitante em muitas outras. Desde 1999, ele é o Professor Ira W. DeCamp de Bioética do University Center for Human Values, na Universidade de Princeton, e desde 1995, Professor Laureado da Universidade de Melbourne, ligado ao Centre for Applied Philosophy and Public Ethics.

Foi o fundador presidente da Associação Internacional de Bioética; co-fundador, junto com Paola Cavalieri, do “The Great Ape Project”; e é atualmente presidente da Animal Rights International.

Editora Campus- Elsevier | Categoria: Educação/Referência – Desenvolvimento Sustentável | Formato: 16x23 cm | 216 Páginas | Preço: R$ 59,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira