Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2010 - 08:50

Racon Consórcios facilita declaração para o Imposto de Renda

Cotas de consórcios entram na Declaração mesmo para quem ainda não foi contemplado.

A Racon Consórcios inovou no seu site [www.racon.com.br], e facilitou a emissão do extrato para declaração de cotas de consórcios no Imposto de Renda (IR) 2010. Basta fazer o login de cliente e acessar o link “Extrato para IR”, na coluna Financeiro. Através desse serviço, estarão disponíveis os dados de todas as cotas do consorciado em uma única consulta. “A pessoa pode optar por imprimir ou enviar por e-mail”, informa o Gerente da Racon Porto Alegre, Luiz Carlos Contin.

Contin lembra que, mesmo para quem ainda não foi contemplado, as cotas de consórcios devem ser declaradas no IR, pois os consórcios são considerados como uma das várias categorias de investimento. “Muitas pessoas pensam que, por não terem sido contempladas, não há necessidade de informar na declaração, o que configura um erro”.

Dicas para não errar na hora de declarar o IR - Consorciados não contemplados: quem entrou em um grupo, mas ainda não foi contemplado, deve incluir na Tabela de Bens e Direitos o valor investido no consórcio durante os anos passados sob o código 95, que se refere aos consórcios não contemplados.

Para quem iniciou no grupo a partir de 2009, não é preciso preencher a coluna do ano de 2008. É importante detalhar no campo de Discriminação os dados referentes ao grupo de consórcio.

Consorciados contemplados - Por outro lado, quem foi contemplado no consórcio durante o ano de 2009 é preciso reconhecer este evento. Assim, o primeiro passo é detalhar a contemplação na tabela de Bens e Direitos.

Se o valor da contemplação foi utilizado para aquisição de um bem, este deve ser declarado na Tabela de Bens e Direitos (coluna Ano 2009) e deve ser discriminado a origem do recurso utilizado (contemplação do consórcio).

Quem entrou no consórcio e foi contemplado no mesmo ano, então declare da mesma forma sob o código 95 na Tabela de Bens e Direitos, mas, neste caso, deixe os valores referentes aos anos de 2008 e 2009 em branco, e informe o que aconteceu no campo de Discriminação. Por exemplo, além de informar detalhes sobre o grupo de consórcio e o bem, detalhe quando entrou no grupo, quanto gastou em prestações e quando foi contemplado.

As Feiras têm o apoio das principais entidades representativas do setor, entre as quais estão: ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e ABFLEXO-FTA Brasil (Associação Brasileira Técnica de Flexografia).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira