Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2010 - 09:10

Cassol executa maior obra pré-fabricada do Brasil

A Cassol está excutando um das maiores obras no sistema pré-fabricado existente no Brasil. Trata-se do Via Brasil Shopping, no Rio de Janeiro, cuja edificação atinge 51 metros de altura e 150 mil m2 de área construída. Para atender a necessidade do cliente, a Cassol adotou uma solução inovadora em obras pré-fabricadas no País, que é a junção de três seções de pilares de concreto com emendas metálicas parafusadas. Isso proporciona uma maior agilidade na execução, se comprado com o processo de emenda em concreto. As obras do Via Brasil tiveram início em março de 2009, e a previsão é que o shopping seja inaugurado no segundo semestre deste ano.

 O empreendimento, da Ecia Irmãos Araujo, está localizado entre a avenida Brasil e rodovia Presidente Dutra, na região do Irajá. Por se tratar de uma área densamente habitada, a adoção da construção industrializada foi fundamental para a execução da obra, afirma o diretor da Manager Gerência de Obras Ltda, Manoel Ribeiro. Segundo ele o projeto do Via Brasil é bastente diferenciado, já que o prédio está sendo construído em um terreno formado por rochas, onde foi necessário o desmonte de cerca de 400 mil m3 de material. "Em função da opucação populacional entorno do terreno, não foi possível utilizar o desmonte a fogo, por isso adotamos o processo a frio. A técnica utilizada foi com fio diamantado, com o qual produzimos cortes verticais nas rochas, e com outro equipamento, fragmentamos o material em blocos transportáveis", explicou. De acordo com Ribeiro, como a obra ocupa 100% do terreno, não era viável montar um canteiro que demandaria cerca de 600 operários, tão pouco, a contratação de uma usina de concretagem. "Por isso o pré-fabricado foi a melhor escolha", garantiu. Além disso, complementou, “o pré-fabricado proporcionou maior velocidade na execução e cronograma da obra, reduzida geração de resíduos, e melhoria das condições de gerenciamento do projeto”.

Todas as peças produzidas para o Via Brasil Shopping vieram da fábrica da Cassol no Rio de Janeiro. O gerente da unidade carioca, Leonardo Costa comenta que o projeto como um todo consumiu um volume de 24,5 mil m3 de concreto, exigindo em períodos de pico, que a fábrica produzisse acima de 4 mil m3, quase na sua capacidade total. "Paralelo as obras do shopping, a fábrica continuou a produzir para atender outros projetos, como do ramo hospitar e do varejo", ressaltou. Para atender as necessidades dessa obra, a empresa também investiu na compra de dois guindastes - PH 9125 com capacidade para 140 toneladas e um Bucyrus para até 110 toneladas. Além da parte estrutural com os pilares emendados - cujos segmentos foram de 23, 16 e 10 metros de altura - a Cassol também está executando o fechamento do shopping com painéis alveolares, correspondetes a 600 metros lineares nas quatro faixadas.

 Líder no mercado-  A Cassol Pré-fabricados é referência no mercado na construção de shoppings centers, respondendo por obras como o Park Shopping Barigüi (Curitiba/PR), o Balneário Camboriú Shopping (Balneário Camburiú/SC), o Bourbon Shopping Country e o BarraShoppingSul (Porto Alegre/RS), o Caxias Shopping (Rio de Janeiro/RJ), o Praia Grande (Praia Grande/SP), o Shopping Via Catarina (Palhoça/SC), os shoppings Beira-Mar e Iguatemi (Florianópolis/SC), e o Shopping Praça da Moça (Diadema/SP). De acordo com o gerente de Projetos da Cassol Pré-fabricados, Luiz Otávio Livi, no Praça da Moça a Cassol também adotou a tecnologia de pilares emendados, cujos segmentos atingiram 21 e 19 metros de altura, e o prédio totalizou 40 metros de altura. Segundo Livi, a inovação no Via Brasil Shopping está na emenda de três pilares, técnica bastante difundida na Europa, mas inédita no Brasil.

Perfi-  A Cassol Pré-fabricados possui cinco fábricas nos estados do Rio de Janerio, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A unidade carioca está localizada em uma área de 200 mil m2, com 18.800 m2 de área coberta, e emprega 316 funcionários. Ela tem capacidade de produção de 4 mil m3 de concreto/mês, 1 mil m2 de lajes/dia, 50 mil m de estacas/mês e 200 m2 de telhas/dia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira